top of page

Dom Denilson Geraldo, SAC, é apresentado à sua Arquidiocese

Dom Denilson Geraldo, SAC, foi apresentado como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília na manhã deste sábado, 29-04/2023, em Missa Solene celebrada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa e contando com a presença dos bispos auxiliares, padres da Arquidiocese e também com membros de nossa Província São Paulo Apóstolo dos padres Palotinos sendo representado pelo nosso reitor provincial Pe. José Lino Reinaldo de Oliveira, SAC e pelo nosso ecônomo provincial Pe. Emerson José da Silva, SAC.

Confira fotos abaixo:

Ordenação Episcopal do Monsenhor Denilson Geraldo, SAC, dia 15/04/23 em Cornélio Procópio (PR)

PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVO BISPO AUXILIAR PARA A ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA (DF) - Monsenhor Denilson Geraldo, SAC, palotino de nossa Província.

No dia 15 de abril do ano de 2023, aconteceu em Cornélio Procópio, no Paraná, a Ordenação Episcopal do Monsenhor Denilson Geraldo, SAC, que foi ordenado pelas mãos do Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, SAC, na Catedral Cristo Rei. Dom Paulo Cezar Costa, Cardeal Arcebispo de Brasília e Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, foram os coordenantes da ordenação. Familiares, amigos, bispos, presbíteros, diáconos, religiosos (a), seminaristas, leigos e leigas de diversas paróquias de nossa diocese, estiveram presentes na solene celebração.

Durante o rito da ordenação episcopal, o Monsenhor Denilson, foi ungido com o Óleo do Crisma e recebeu o livro dos Evangelhos, simbolizando a sua missão de anunciar a Palavra de Deus, como também, as insígnias: o anel, símbolo da fidelidade, a mitra, símbolo da santidade e o báculo, símbolo do serviço pastoral e cuidado com todo o rebanho, no qual o Espírito Santo o confiou.

Dom Denilson, escolheu como lema para iluminar o seu ministério episcopal, o versículo: “Bem-aventurados os que promovem a paz, pois eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

Para Dom Marcos José, bispo diocesano de Cornélio Procópio, celebrar este dia foi uma imensa alegria, tanto para a Santa Igreja, como para a nossa diocese, que neste ano comemora o seu Ano Jubilar.

Rezemos para que o Dom Denilson seja um pastor segundo o Coração de Jesus. Confira abaixo algumas FOTOS:

:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeiramente, nossa saudação ao Monsenhor Denilson Geraldo, SAC, pela nomeação. Toda a comunidade provincial palotina se orgulha por mais um de nossos membros estar a serviço do apostolado católico em nosso país através do ministério episcopal. Rezamos para que seu SIM seja tão frutuoso como foi até então no ministério sacerdotal.

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 25 de janeiro, o padre Denilson Geraldo, da Congregação dos Sacerdotes do Apostolado Católico, mais conhecida como ‘Palotinos’, como bispo auxiliar na arquidiocese de Brasília (DF). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo auxiliar de Brasília.

Biografia e trajetória eclesial

Padre Denilson Geraldo, nascido em Cornélio Procópio (PR), em 31 de maio de 1969, é membro da Sociedade do Apostolado Católico (padres e irmãos Palotinos) e foi ordenado presbítero em 1997.

Graduou-se em filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e em teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba; concluiu o mestrado em Direito Canônico, pela faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (2002), e o doutorado pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2009).

Atualmente, é professor titular na faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, professor convidado no Instituto de Direito Canônico Santa Catarina e no Instituto de Direito Canônico de Londrina; diretor do instituto de pesquisa histórica San Vincenzo Pallotti de Roma e está concluindo o curso de jurisprudência no Tribunal da Rota Romana; é editor das revistas Scientia Canonica e Apostolato Universale.

Foi vigário e, depois, administrador na paróquia Santa Bibiana, em Martinópolis, diocese de Presidente Prudente (SP), de 1997 a 1999. Na arquidiocese de São Paulo, foi pároco da paróquia São João Batista do Carrão, de 1999 a 2007, vigário e administrador da paróquia Santo Antônio de Lisboa e capela Regina Mundi, de 2009 a 2016.

Foi juiz no Tribunal Eclesiástico de primeira instância, de 2009-2013, e membro do Conselho Geral da Sociedade do Apostolado Católico, de 2016 a 2022. Também foi membro do conselho da província São Paulo Apóstolo; professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com diversas funções administrativas, professor na UNISAL (Salesianos) de São Paulo e na Faculdade São Bento (Mosteiro Beneditino) de São Paulo.

Fonte: cnbb.org.br

 Entrevista especial com Dom Denilson Geraldo, SAC no canal "Os Palotinos"

Está disponível em nosso canal do YouTube, a entrevista que fizemos com o Dom Denilson Geraldo, SAC, por ocasião da sua nomeação como Bispo Auxiliar de Brasília. Assista e compartilhe!

bottom of page