top of page
ENCONTRO DO SECRETARIADO GERAL DAS MISSÕES

  A Secretaria Geral das Missões reúne os confrades responsáveis pela animação, formação e apoio dos missionários em suas respectivas jurisdições. Na equipe atual, o Secretariado é composto pelos P. Reinhod Maise (CJ), P. Jan Józef Oleszko (WA), P. Allan Bukenya (EA), P. Balaji Boyalla (GD), P. Cristiano Rodrigues de Jesus (SP) e P. Peter Sticco (IC). A eles se juntam também o P. Daniel Luz Rocchetti (RJ), Conselheiro Geral e Secretário-Geral das Missões.

  A equipa foi nomeada pelo Conselho Geral em meados de 2023, mas só nos últimos dias teve oportunidade de se reunir presencialmente. Juntos, eles trabalharam por uma semana. Apenas o P. Peter Sticco não pôde estar presente. A sua ausência sentiu-se, porque é como um sábio do Secretariado-Geral das Missões: perdemos a sua experiência de vida, o seu conhecimento e o seu entusiasmo...

   No entanto, com os novos membros, a troca de experiências e de vida foi muito enriquecedora. Como mencionado, como este foi o primeiro encontro presencial, um dia foi dedicado a se apresentar, se conhecer e descobrir as habilidades e responsabilidades pessoais de cada um. Já houve uma grande troca de informações que se tornou a base desta Secretaria, ou seja, antes de falar sobre projetos e coisas a fazer, é preciso criar relacionamento, amizade e fraternidade. E assim foi. A estima um pelo outro só crescia com o passar dos dias.

    Como parte da agenda, após esse belo momento de se conhecerem, os membros ouviram o Reitor-Geral, P. Zenon Hanas (WA), que apontou várias realidades desafiadoras para a missão e os incentivou a trabalhar durante a semana. O P. Daniel Rocchetti (RJ) também pôde apresentar um breve relato com suas primeiras impressões e sonhos sobre o cargo que acaba de assumir.

Em seguida, tiveram a oportunidade de refletir sobre sua compreensão do conceito de missão. Assim como o modo de ser Igreja se atualiza na história, assim como o modo de pensar e fazer teologia é atualizado, a compreensão da missão também se transforma e novos desafios são respondidos de forma mais eficaz. Tanto mais que, como se sabe e se crê, a Missão não pertence à Igreja nem aos homens. a Missão é de Deus! Isso porque ele sai constantemente de si mesmo para se comunicar com homens e mulheres de todos os tempos e lugares. E, por isso, ele se dá a conhecer segundo os critérios humanos do nosso tempo. Por isso, a missão não é apenas realizar projetos sociobeneficentes.

   Em seguida, os membros trabalharam na atualização do Estatuto dos Secretariados das Missões. Esse trabalho foi uma continuação da gestão anterior. Após várias discussões, parágrafo por parágrafo, novos ajustes e novas propostas foram feitos a esse material, já que o atual Estatuto data de 1999. Esta nova versão será preparada pelo Secretário-Geral e submetida ao Conselho Geral para comentários, ajustes necessários e aprovação.

   Uma tarde foi realizada uma breve reunião online no Hotel Ponte Sisto com o Diretor Executivo do Serviço de Projeto de Missão (MPS) Sr. Arthur A. Pingolt Jr. e Jennifer Pingolt dos Estados Unidos para ajudar os participantes a aprender sobre o guia de financiamento do MPS e a redação de subsídios. Os vigários gerais e os responsáveis pelas missões das congregações das Irmãs Pallotinas, Irmã M. Małgorzata Wyrodek SAC e Irmã Venicia Meurer CSAC, foram convidados para este encontro. O P. Bukenya Allan (EA) compartilhou sua experiência com a construção de projetos e seus estudos de acordo com suas reflexões sobre o Guia do Projeto Dpro.

    Durante a semana, reuniram-se com o Tesoureiro Geral, P. Vanderlei Cargnin (SM) e com o Secretário-Geral para a Formação, P. Jeremiah Murphy (RI). O primeiro trabalhou o tema Economia e Missão e o segundo o tema Interculturalidade e Colaboração. Sobre o tema da interculturalidade, o P. Reinhold Maise trouxe uma grande contribuição da Universidade Vinzenz Pallotti, Vallendar – Alemanha. Lá eles estão organizando uma especialização sobre esse tema.

   Os trabalhos foram concluídos com planos para o futuro: estava marcada a próxima reunião anual do Secretariado; foi decidido realizar uma reunião com os Secretários das Missões de cada Província e Região em 2026; Um grande Congresso Missionário foi planejado para 2027 para promover a formação permanente dos missionários e cuidar deles, uma vez que os secretários estão a serviço daqueles confrades, sacerdotes e irmãos, que estão lá, com seus pés e suas vidas dedicadas às difíceis realidades missionárias. Finalmente, durante a Santa Missa de encerramento, no altar do Fundador e na presença da comunidade local, os membros receberam a bênção de enviá-los para retornar ao seu importante trabalho. O "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho" soou novamente, enviando-os todos em missões!

Fonte: sac.info

bottom of page