top of page
A CHEGADA DOS PALOTINOS EM LONDRINA

Em 1929 a C.T.N.P (Companhia de Terras Norte do Paraná) iniciou a colonização da vila que viria a ser elevada a cidade de Londrina (10/12/1934). Em meados de 1934 foi criada, pela Cúria Diocesana de Jacarezinho, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, sendo assistida pastoralmente pelos padres da Paróquia de Sertanópolis. Devido à distância da sede da Paróquia, através de sertão fechado, com o ritmo acelerado da colonização, alguns atritos do Vigário de Sertanópolis com a Cúria Diocesana e o interesse dos habitantes de Londrina por terem um padre fixo na cidade, favoreceram a fundação de uma nova sede paroquial nesta cidade.

Antes da chegada oficial dos Palotinos em Londrina, o então delegado Provincial Pe. Erasmo Raabe, em 1931, a convite da C.T.N.P., fez uma visita na tão rica e fértil zona setentrional do Paraná, o trem o conduziu de Ourinhos até Cornélio Procópio, última estação onde os engenheiros ingleses estavam trabalhando. Uma jardineira o levou de Cornélio Procópio até Londrina, passando quatro horas por densa mata. Em Londrina havia uma única casa, o hotel da imigração da Companhia Inglesa. Nesta época já eram existentes as colônias: Heimtal, Nova Dantzig e Rolândia cujos moradores, em sua maioria, eram alemães.

A grande afluência de colonos e compradores de lotes, gente de todas as nacionalidades, inclusive japoneses, cresceu de tal forma que em 1933 centenas de famílias, em geral de origem italiana, se dirigiam ao Bispo Diocesano com o pedido de lhes enviar um sacerdote e vigário, visto que a única sede paroquial de Sertanópolis ficava insuficiente e apertada demais. Vale ressaltar que, até então, não se tinha uma igreja construída na cidade, os colonos viajavam mata adentro para poderem participarem das missas em Sertanópolis.

Dom Fernando Taddei em conversa com o Superior dos Padres Palotinos, Pe Erasmo Raabe – que já conhecia a região de Londrina – entregou aos cuidados da congregação a administração pastoral da nova sede paroquial, sendo escolhido para ser o primeiro Vigário de Londrina o Pe. Carlos Dietz.

Dia 09 de Março de 1934, o próprio Bispo Diocesano, Dom Fernando Taddei acompanhado pelo Delegado Provincial, Pe Erasmo Raabe, e o Pe Carlos Dietz, vieram em viagem para Londrina, para assim apresentar Pe Carlos Dietz como Vigário de Londrina. Dr. Willie Davids, diretor técnico da Companhia Inglesa, esperou na estação final do trem, em Jataizinho, as autoridades eclesiásticas e levou-as, no seu automóvel, até Londrina.

Grande parte dos moradores reunira-se na entrada da cidade para aguardar a chegada da comitiva. Ao se aproximarem, ouviram-se o som de foguetes e a banda de música iniciou a tocar acolhendo o Bispo e os padres. Na praça Bispo fez uma breve alocação em que apresentou ao povo o seu primeiro Vigário, que ao final recebeu os cumprimentos dos presentes, aperto e beijo das mãos e a alegria geral do povo contente. Na residência de Dr. Davids, onde ficaram hospedados, foi oferecido um grande jantar para as autoridades eclesiásticas, estava presente Mister Thomaz, o chefe da C.T.N.P., com a sua esposa. Após a janta veio também a comissão Pró-Construção da Matriz para poderem se apresentarem.

Fonte: PROBST, Carlos. História da Província São Paulo Apóstolo. Os Palotinos no Norte do Paraná. Volume II, 1998, pp. 8-18.

Imagem do WhatsApp de 2024-03-08 à(s) 18.05.21_bd01d3f6.jpg
Dom Fernando Taddei com os Palotinos em 1935
Imagem do WhatsApp de 2024-03-08 à(s) 18.05.21_66577c88.jpg

Pe. Carlos Dietz, PSM

Imagem do WhatsApp de 2024-03-08 à(s) 18.05.22_ce1caac9.jpg

Dom Fernando Taddei, Bispo de Jacarezinho

bottom of page