Dom Julio Endi Akamine toma posse como Arcebispo de Sorocaba (SP)

Sábado, dia 25 de fevereiro de 2017, tomou posse o novo arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, SAC. Entre os muitos fieis presentes na Catedral de Nossa Senhora da Ponte estavam presentes mais de 20 bispos, incluindo o Cardeal de São Paulo Dom Odilo Scherer e nossos coirmãos Dom José Maria Maimone e Dom Edgar Ertl. O Pe. Denilson Geraldo representou o Conselho Geral e o Pe. José Elias Fadul a Província São Paulo Apóstolo.

 

Em sua homilia, Dom Julio Endi falou sobre a missão do bispo. “Fui perguntado por um repórter sobre qual seria o meu ‘plano de governo’ e fiquei pensativo, mas respondi: fazer a vontade de Deus, é isso que um bispo deve fazer… conhecer o que Deus quer, isso é o que nos dá a alegria da vida”.

Por intercessão de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos e nosso fundador São Vicente Pallotti rezemos por Dom Julio para que seguindo os caminhos de Deus, possa levar a todos a conhecerem a vontade de Deus.

Dom Julio Endi Akamine tem 54 anos e é natural de Garça, na região de Marília. Em 1975 entrou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico em Londrina, onde completou os estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti. Foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de dom José Maria Maimone SAC, em 24 de janeiro de 1988.

Desde 2008, foi reitor Provincial da Província de São Paulo Apóstolo. Nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em 4 de maio de 2011, sendo ordenado bispo em 9 de julho de 2011. No dia 28 de dezembro de 2016 foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo de Sorocaba. É primeiro arcebispo de origem asiática do Brasil.

Atualmente os Palotinos ofereceram à Igreja 11 bispos, entre eles 2 arcebispos.

1/2

©2020. Palotinos. Província São Paulo Apóstolo.