top of page

Mensagem de Natal do Provincial - 2025

  • Foto do escritor: Província São Paulo Apóstolo
    Província São Paulo Apóstolo
  • 23 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

"A esperança sempre presente!"


Ao celebrarmos o Natal do Senhor neste ano de 2025, somos conduzidos ao coração do mistério da Encarnação: o Filho de Deus se faz próximo, assume nossa humanidade e nasce em Belém como sinal do amor fiel e universal do Pai. Contemplar o presépio é renovar a certeza de que Deus não se distancia da história humana, mas entra nela para salvá-la desde dentro.


Este Natal é vivido de modo muito especial no contexto do Jubileu da Esperança, tempo de graça que nos convida a redescobrir Cristo como fundamento da nossa fé e força do nosso apostolado. O Menino que nasce pobre e humilde é a fonte da esperança que sustenta a Igreja e anima a missão da Sociedade do Apostolado Católico: uma esperança ativa, missionária e universal, que não se fecha em si mesma, mas se comunica, se partilha e se transforma em serviço.


Bambino Gesú - Imagem de SVP
Bambino Gesú - Imagem de SVP

Como filhos espirituais de São Vicente Pallotti, somos chamados a contemplar o mistério do Natal com um coração apostólico. O nascimento de Cristo reacende em nós o zelo pela glória de Deus e pela salvação das almas, impulsionando-nos a envolver todos na corresponsabilidade pela evangelização. O Deus que se faz pequeno confia novamente à Igreja a grande missão de anunciar o Evangelho a todos, sem exceção. 

O Jubileu da Esperança nos recorda que nossa vocação palotina é, por natureza, portadora de esperança para o mundo. Em um tempo marcado por conflitos, desânimo e indiferença religiosa, somos chamados a ser testemunhas da comunhão, promotores da caridade e construtores da paz. Como nos recorda o Papa Bento XVI: 

“Quem tem esperança vive diversamente; foi-lhe dada uma vida nova” (Spe Salvi, 2). 

Essa esperança que transforma a vida nasce em Belém e se fortalece na fidelidade cotidiana à nossa vocação apostólica. Este caminho jubilar, iniciado à luz do Natal, nos conduz até a Solenidade da Epifania do Senhor, quando Cristo se manifesta como luz para todas as nações. À semelhança dos Magos, somos convidados a sair de nós mesmos, a seguir a estrela do Evangelho e a oferecer ao Senhor o melhor que somos e temos, retornando depois “por outro caminho”, com o coração renovado e a missão fortalecida.


ree

Desejo que este Natal de 2025 seja para todos os palotinos um tempo de renovação espiritual, de fortalecimento da comunhão fraterna e de renovado ardor missionário. Que Maria, Rainha dos Apóstolos, nos ensine a acolher Cristo e a oferecê-Lo ao mundo; e que São Vicente Pallotti interceda por nós, para que sejamos fiéis à inspiração que o Espírito Santo confiou à nossa Sociedade. 

Com votos de um santo e abençoado Natal, vivido na alegria do Jubileu da Esperança, ofereço a todos minha oração e proximidade, confiando que o Senhor nos conduzirá, com sua luz, até a plena manifestação do seu amor na Epifania. 


Feliz Natal e um Ano Novo repleto da esperança que nasce em Cristo! 


Em Cristo e no Apostolado, 


Pe. Reinaldo Baggio, SAC

Superior Provincial

Província São paulo Apóstolo 

 
 
 

Comentários


bottom of page