A espiritualidade palotina
Pallotti, desde tenra idade, procurou pautar sua vida segundo os desígnios de Deus. Ele meditava a Palavra e dela tirava toda a força e a razão para o seu agir[1]. Como discípulo fiel de Jesus, procurou, ao longo de sua vida, viver de maneira mais íntima possível diante daquele que é o seu tudo: “Não quero nada senão Deus, nada, nada. Deus meu, tudo, tudo, tudo, Deus só, só, só e, se fosse possível, sofrer infinitamente e ser desprezado por amor dele”[2].
Olhando para Cristo orante, como os discípulos que pediram a Jesus que os ensinassem também a rezar, Pallotti, da mesma forma, sente a necessidade de estar na presença do Mestre, para usufruir, por meio Dele, todas as bênçãos do céu.
[1] SOCHA, H. Comentario giuridico alla legge della Società dell’Apostolato Cattolico, Roma, 2002, 572.
[2] OOCC X, 67-68.
Orações palotinas/ de São Vicente Pallotti
Meu Jesus, pela perfeição de vossa vida santíssima:
Destruí toda a maldade de minha vida e a vossa vida santíssima seja a minha.
Destrua-se toda a minha vida.
A vida de Jesus Cristo seja a minha.
A Vida de Jesus Cristo seja a minha meditação,
seja minha alegria e, em mim, seja testemunho da Igreja.
A oração de Jesus Cristo seja a minha oração.
O amor de Cristo para com Maria,
seja o meu amor para com ela. Amém.
***********
Oração Apostólica
Eterno Pai, que no teu infinito amor nos tem dado Jesus, o teu Filho unigênito, para que todos os seres humanos possam ser salvos. Faze que cheguemos ao conhecimento da verdade e a te amar como único e supremo bem. Com fé na morte e na ressurreição de Jesus Cristo, nós Te suplicamos: Manda, Senhor, operários para a tua messe e tem piedade do teu povo. Eterno Verbo Encarnado, Redentor do gênero humano, digna-te converter todas as pessoas, porque, por eles, Tu te fizeste obediente até a morte de Cruz. Pelos méritos e pela intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, e de todos os Anjos e Santos, nós Te suplicamos: Manda, Senhor, operários para a tua messe e tem piedade do teu povo. Divino Espírito Santo, Luz dos que creem, infunda em todos os corações o teu imenso amor, para que o mundo seja um só rebanho, apascentado por um só Pastor e, na eternidade, cantaremos a tua infinita misericórdia. Pela paixão e pela morte de Jesus Cristo, faze que o Senhor mande operários para a sua messe e tenha piedade do seu povo. Rainha dos Apóstolos e vós todos, Anjos e Santos, implorai ao Senhor da messe, que mande operários para a sua messe e tenha piedade do seu povo, para que todas as pessoas se unam a vós no Reino dos Céus. A vós a honra e a glória por todos os séculos: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
***********
Oração à Maria Santíssima
D – Imaculada Mãe de Deus, Rainhas dos Apóstolos.
T – Reconheço que o preceito divino de amar o próximo como a mim mesmo, obriga-me a procurar sua salvação eterna como a minha própria.
D – Confesso que pelos meus pecados.
T – Sou indigno de ter a graça necessária para me ocupar eficaz e constantemente, em obra tão santa e divina, mas tu ma obténs pela misericórdia de Deus e pelos merecimentos infinitos de Jesus.
D – Por isso, unido a Ti, a toda a corte celeste e a todos os justos que vivem e viverão na Igreja de Deus,
T – Faço a intenção de oferecer a cada momento, agora e sempre, os infinitos merecimentos de Cristo, em agradecimento, como se a mim e a todos tivesse obtido tal graça, como a obtivestes aos santos apóstolos.
D – Confiado na tua poderosa intercessão,
T – Quero, desde este momento, utilizar tudo o que Deus me conceder, talentos e ciências, saúde e enfermidades, tribulações e incompreensões e qualquer outro dom natural ou sobrenatural, empregando-os para a maior glória de Deus, para a santificação nossa e a do nosso próximo.
D – Especialmente, promovendo boas obras…
T – Espirituais e materiais, aptas a reavivar a fé e a reacender a caridade entre os cristãos e propagá-las em todo o mundo.
D – E quando não tiver outra coisa para dedicar a tal fim…
T – Não cessarei de rezar para que haja um só rebanho e um só pastor. Assim espero chegar à glória do céu, a fim de participar do fruto do apostolado de Jesus Cristo, por toda a eternidade.
Amém.
***********
Oração a São José
Ó puríssimo e sempre virgem Patriarca São José, tu, homem todo de Deus, tu, depois da Imaculada Mãe de Deus, de tal forma privilegiado, que, dentre os filhos de Adão, de ti somente se pode dizer que o mesmo Deus é teu e tão somente teu, que foi tido e julgado como sendo seu filho. A ti, o Eterno Pai entregou sua obedientíssima filha. O Filho, que se fez homem para redimir o gênero humano, confiou-te a sua verdadeira mãe, O Espírito Santo deu-te e confiou-te a sua puríssima e fidelíssima esposa. Numa Palavra, toda a santíssima Trindade deu-te, como verdadeira e legítima consorte, e a sua eleita, única e escolhida como o sol.
Ah, tu sim, meu querido Santo, tu que agora és bem-aventurado nos esplendores da glória, compreendes qual seja tua dignidade, a tua excelência. Tu é que entendes que coisa seja mesmo ter por esposa Maria imaculada, Mãe de Deus, Senhora do céu e da terra, Rainha de todos os Anjos e de todos os Santos.
Tu é que entendes o que seja seres tu o depositário fiel dos tesouros infinitos do próprio Deus.
Tu que sabes que, se não és alvo da inveja dos Anjos, que isto repugnaria ao estado de beatitude deles, contudo quedam-se eles assombrados e estáticos, a jubilar intimamente, a venerar-te pela plenitude dos singulares privilégios, virtudes, dons, graças, e glória de quem foste enriquecido.
Digna-te, pois, de receber as afetuosas expressões de prazer por tão grande felicidade da parte de todo o gênero humano, que por nada confia em ti, desde que te reconhece, por falar assim, como generoso dispensador das divinas misericórdias, senhor e esposo daquela de quem só Deus é maior. E, assim, por toda a eternidade, dás contigo rico e especialmente bem-aventurado entre todos os homens e entre os próprios Anjos. Assim que podes alcançar todas as graças, dons e misericórdias em bem de todos e também em proveito dos maiores pecadores.
E por isso que tu diante do trono do divino benfeitor contemplas, humilde, a tua dívida, por tantos dons que recebeste, assim desejas ardentemente que juntamente contigo todas as criaturas, por toda a eternidade, da tua parte, agradeçam ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Eis, pois, que nós todos, juntamente contigo, e em união com toda corte celeste e com todas as outras criaturas e com os mesmos Corações santíssimos de Jesus e de Maria, entendemos ter oferecido e oferecer à Santíssima Trindade, desde toda a eternidade e por toda eternidade, a todo instante infinitésimo, os méritos infinitos de Jesus Cristo e os méritos da Santa Igreja:
1° Em agradecimento por todos os dons, graças, favores e privilégios de que Deus se dignou enriquecer-te e à tua esposa e mãe nossa bem-aventurada.
2° Em agradecimento como se já, pela poderosíssima tua proteção e de Maria Imaculada, tivesse sido concedido a nós e a todos, presentes e futuros, de todo o mundo, o dom daquela perfeita e perseverante correspondência a todas as graças e àquele perfeito exercício de todas as virtudes, da forma com que tu e tua puríssima esposa Maria fostes os perfeitos imitadores da vida humilde, pobre, penosa, laboriosa, benéfica e desprezada, que, com amor infinito dignou-se sofrer por nós sobre esta terra Nosso Senhor Jesus Cristo.
3°Em agradecimento como se já por tua intercessão e de Maria Imaculada, Deus se tivesse dignado converter todo o mundo e dele tivesse feito um só rebanho e um só pastor.
4° Em Agradecimento como se já tivesse concedido (aqui pode-se exprimir a graça que se deseja).
5° Em agradecimento também, como se já, por sua intercessão e de Maria Imaculada, nos tivesse sido assegurada a graça da preciosa morte dos justos, com tais disposições de poder entrar, sem demora, no paraíso sem passar pelo purgatório, para chegar mais depressa a amar a Deus no reino da eterna e perfeita caridade, onde, juntamente contigo e com tua esposa, Mãe nossa Maria, e com todos os Anjos e Santos, cantaremos para sempre as divinas misericórdias. Amém.
Jesus, José e Maria, entrego-vos meu coração e minha alma.
Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia.
Jesus, José e Maria, expire em paz convosco a minha alma
***********
Ladainha a São Vicente Pallotti
Senhor, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós! Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, ouvi-nos! Cristo, ouvi-nos!
Cristo atendei-nos! Cristo atendei-nos!
Deus Pai, Criador do universo, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do gênero humano, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, Vivificador e Santificador, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, modelo de comunhão perfeita, tende piedade de nós.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
Santa Maria, Mãe do Divino Amor, rogai por nós.
São Vicente Pallotti, rogai por nós.
São Vicente, alma contempladora do mistério da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Vicente, arauto da glória de Deus,
São Vicente, cantor do Amor infinito,
São Vicente, anunciador da Misericórdia divina,
São Vicente, assíduo adorador de Jesus na Eucaristia,
São Vicente, enamorado da Paixão de Cristo,
São Vicente, atento ouvinte da Palavra de Deus,
São Vicente, fiel discípulo de Cristo,
São Vicente, humilde seguidor de Cristo por toda a vida,
São Vicente, zeloso combatente do mal,
São Vicente, cheio de ardor pela salvação das almas,
São Vicente, guia pela fé,
São Vicente, sacerdote segundo o modelo de Jesus,
São Vicente, honra e decoro do clero romano,
São Vicente, confessor assiduamente procurado pelos fiéis,
São Vicente, santo pastor do povo de Deus,
São Vicente, incansável apóstolo nas ruas de Roma,
São Vicente, defensor dos abandonados e dos pobres,
São Vicente, protetor dos órfãos,
São Vicente, mestre e guia das pessoas consagradas,
São Vicente, animador da formação sacerdotal,
São Vicente, diretor espiritual dos seminaristas,
São Vicente, sábio conselheiro dos jovens,
São Vicente, difusor do chamado de todos à santidade,
São Vicente, promotor da vocação apostólica dos fiéis leigos,
São Vicente, atento intérprete dos sinais dos tempos,
São Vicente, sustentador da atividade missionária,
São Vicente, amigo dos migrantes,
São Vicente, divulgador da oração pela unidade dos cristãos,
São Vicente, precursor da comunhão no apostolado,
São Vicente, fundador da União do Apostolado Católico,
São Vicente, propagador do Oitavário da Epifania,
São Vicente, Patrono da União Missionária do Clero,
São Vicente, conforto e sustento para os moribundos,
São Vicente, mensageiro da presença de Deus em tudo e em toda a parte,
São Vicente, nosso intercessor junto de Deus.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
Deus Pai, vós inspirastes São Vicente Pallotti a seguir Jesus Cristo e lhe destes a graça de reconhecer que a ação apostólica, realizada em comunhão, é mais eficaz que aquela individual. Nós vos agradecemos por tê-lo chamado a fundar na vossa Igreja a União do Apostolado Católico, e vos pedimos que mantenhais vivo em nós o seu carisma e que torneis todos os fiéis apóstolos prontos para proclamar e testemunhar o Evangelho no mundo. Por Cristo nosso Senhor. Amém.