II DOMINGO DO ADVENTO
- Província São Paulo Apóstolo

- 7 de dez.
- 2 min de leitura
“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3,2)

O segundo domingo do Advento nos convida a estarmos dispostos a mudar de mentalidade. Por isso, a centralidade deste tempo consiste numa constante mudança e preparação para receber, com grande alegria, o Salvador.
Logo na primeira leitura, retirada do livro do profeta Isaías, temos a profecia do nascimento e da missão do Verbo de Deus, que quis armar a sua tenda entre os homens (cf. Jo 1,14). O profeta Isaías não tem a intenção de fazer uma leitura otimista, mas de recordar às nações que Aquele que virá restaurará tudo Nele. Ainda nessa passagem, é evidente que o seu julgamento não consistirá na dimensão das “aparências”, mas terá como objetivo trazer justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos (Is 11,4).
Este domingo tem sua importância porque a conversão não passa pelo ato de julgar pelas aparências, nem tampouco por ouvir falar esporadicamente. A conversão, da qual o evangelista Mateus nos descreve, corresponde ao verbo metanoèō (μετανοέω), ligado sobretudo a uma mudança de opinião. Desse modo, a palavra carrega uma semântica mais rica e profunda, ao se tratar de ir além (metà) do modo habitual de pensar (noèō), para acolher a novidade.
Mais do que conceitos, o Evangelho é radicalmente uma conversão, uma transformação total da vida. João batiza com água para a conversão e não se considera digno de carregar as sandálias do Salvador. A mudança agora não está mais somente no âmbito moral; parte, sobretudo, do poder do Espírito Santo.
João Batista é o discípulo que nos ensina que coragem significa preparar o caminho para o Senhor. Uma antífona litúrgica diz: “Anunciai a todos os povos e dizei-lhes: Eis que vem Deus, nosso Salvador”. Por essa razão, este domingo é o chamado para sermos a voz que anuncia com coragem: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3,2).
Escrito por: Fr. Phaulo Rycardo, SAC
4º ano de Teologia.




Comentários