Encontro dos Ecônomos da SAC em Roma reforça comunhão e gestão inspirada na fé.
- Província São Paulo Apóstolo

- há 6 dias
- 2 min de leitura

Entre os dias 28 e 31 de outubro de 2025, realiza-se em Roma o Encontro dos Ecônomos Provinciais e Regionais da Sociedade do Apostolado Católico (SAC). Com o tema “Peregrinos da esperança: Princípios e orientações para a gestão da economia da SAC”, o evento reúne administradores e representantes de diversas partes do mundo para refletir sobre os desafios e caminhos de uma gestão inspirada na fé, na missão e no carisma palotino.
O encontro acontece na Casa de Retiros dos Passionistas, localizada na Piazza SS. Giovanni e Paolo, 13 – Roma, e conta com momentos de oração, partilha, formação e diálogo sobre a administração responsável e solidária dos bens da Sociedade do Apostolado Católico.
Durante o evento, o Pe. Zenon Hanas, Reitor Geral da SAC, apresentou uma conferência sobre os desafios da gestão na Sociedade do Apostolado Católico. Em sua reflexão, destacou que a administração palotina deve ser expressão de corresponsabilidade e serviço à missão comum. Segundo ele:
O Pe. Vanderlei Luiz Cargnin, Administrador Geral, pediu-me que apresentasse uma conferência sobre os desafios que a gestão enfrenta na Sociedade do Apostolado Católico. O título usa a palavra ‘gestão’. Pode parecer que essa palavra se aplique apenas a um certo grupo de pessoas com responsabilidades, funções e cargos. No início do meu discurso, porém, quero afirmar que as competências ‘gerenciais’ não se limitam aos membros da Administração Geral da SAC ou aos superiores provinciais, mas se aplicam a cada palotino. Cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade pelo trabalho que nos foi confiado ou pelo grupo de colaboradores com os quais realizamos atividades conjuntas.

Como ponto alto do encontro, os ecônomos da SAC, o Conselho Geral e as Irmãs Palotinas se encontraram com o Papa Leão XIV na Praça São Pedro. Durante a audiência, presentearam o Santo Padre com uma imagem de São Vicente Pallotti, gesto que expressa comunhão, gratidão e unidade entre os ramos da Família Palotina. O momento foi marcado por fé, alegria, esperança e fraternidade, fortalecendo os laços com o sucessor de Pedro.

O encontro busca fortalecer a comunhão, a corresponsabilidade e a transparência na administração dos bens da Sociedade do Apostolado Católico, promovendo uma economia a serviço da missão e do Evangelho, sempre iluminada pelo exemplo e pelo carisma de São Vicente Pallotti.
Com informações de Padre Jadir Zaro, SAC.





Comentários