top of page

+ Pe. Germano Mayer, SAC - Palotino pioneiro em Curitiba, PR

Província São Paulo Apóstolo

8 de jan. de 2026

"A igreja que Pe. Germano construiu e que era planejada como “provisória” foi tão boa e funcionava tão bem que o povo não queria perdê-la."

Nascimento: 08/03/1900 -  Weilerbach – Friburgo

Consagração: 21/09/1925

Ordenação: 14/07/1925

Falecimento: 08/01/1964 – Londrina, PR

 

Pe. Germano nasceu na Alemanha numa aldeia, perto de Freiburg, Floresta Negra, Alemanha. Estudou na Alemanha e na Áustria. Foi ordenado sacerdote no dia 14/07/1925 em Salzburgo – Áustria. Até 1933 trabalhou na Alemanha.

 

Em 1933 foi transferido para o Brasil, trabalhando inicialmente em Curitiba. Em 1935 é transferido para Londrina como vigário da matriz de Londrina. Em 1936 retorna para Curitiba para preparar a futura paróquia cristo Rei. Em 27/12/1936 foi lançada a pedra fundamental da Igreja num terreno gentilmente doado pelas irmãs do colégio Nossa Senhora de Lourdes do Cajuru. No início da construção Pe. Germano encontrou muitas dificuldades. Mas com simpatia e trabalhando incansavelmente, de casa em casa, pouco a pouco consegue levantar a Igreja.

 

Em 2/12/1937, Dom Attico Eusébio da Rocha, arcebispo de Curitiba, cria solenemente a paróquia Cristo Rei e nomeia seu primeiro vigário o Pe. Germano Mayer SAC.

 

Aos poucos vai surgindo na paróquia os movimentos religiosos, principalmente o Pe. Germano sendo muito devoto de São Judas Tadeu, apóstolo de Cristo, a Igreja Cristo Rei se torna Santuário de São Judas Tadeu. Pe Germano consegue uma relíquia de São Judas Tadeu, enviada de Roma. A igreja que Pe. Germano construiu e que era planejada como “provisória” foi tão boa e funcionava tão bem que o povo não queria perder. A Igreja definitiva devia ser construída ao lado na esquina com a atual rua Senador Souza Naves e a igreja provisória devia ser transformada em salão paroquial. Mas como a paróquia e as associações precisavam de sede, Pe. Germano iniciou em outubro de 1953 o salão paroquial no lugar que estava planejado para ser a Igreja definitiva.

 

Pe. Germano em 20/04/1955 foi transferido para Maringá como vigário da matriz, catedral e depois foi nomeado vigário geral da diocese de Maringá. Em 5/5/1963 foi transferido para Arapongas. Mais uma vez ele tem que prepara uma nova paróquia, a paróquia São Vicente Pallotti em Arapongas.

 

Pe. Germano faleceu no dia 08/01/1964 num desastre entre seu fusca e um caminhão, entre Rolândia e Arapongas. Ele teve morte instantânea. Seu corpo foi levado para Londrina onde foi feito o velório na catedral. Dom Geral, bispo de Londrina, presidiu a missa exequial, concelebrada por Dom Jaime Coelho, bispo de Maringá, por padres palotinos e diocesanos. Esta sepultado no túmulo dos palotinos no cemitério de Londrina.

bottom of page