Nos dias 15 e 16 de agosto, aconteceu o Congresso de Comunicação: Inteligência Artificial, Lei Geral de Proteção de Dados e Discernimento no Ambiente Digital. O evento foi realizado na Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), em São Paulo, e reuniu mais de 200 participantes, entre religiosos, religiosas, leigos e leigas de todas as regiões do Brasil.
Irmã Neusa Santos, Assessora de Comunicação da CRB Nacional, coordenou o evento juntamente com a equipe de Comunicação Nacional. O evento trouxe reflexões sobre o impacto da Inteligência Artificial e a Lei Geral de Proteção de Dados na Comunicação Religiosa contemporânea. Entre os palestrantes estavam Dom Valdir de Castro, Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e Nataša Govekar, Diretora do Departamento Teológico-Pastoral do Dicastério para as Comunicações do Vaticano, que participou remotamente, além de professores das PUCs do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Professores da USP e Casper Libero, especialistas nos temas abordados.
Durante os dois dias de evento, nós tivemos a oportunidade de assistir a conferências sobre Inteligência Artificial, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e o papel dos influenciadores digitais na comunicação religiosa. A programação incluiu debates sobre gerenciamento de crise na comunicação institucional, Fake News, o conceito e o uso das IAs, mídia, religião e sociedade, além de uma reflexão sobre os novos comportamentos gerados pela era digital.
Agradeço aos superiores pela oportunidade de participar deste Congresso, do qual desejo que venham frutos para nossa caminhada como comunidade palotina.
Aproveito o espaço para compartilhar que desde a segunda-feira, 05 de agosto, iniciei o curso de Comunicação da CRB Nacional, promovido pelo Setor de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil. Com ênfase nas novas linguagens digitais para Instituições Religiosas e Organizações, este curso reúne mais de 230 alunos de diversos estados brasileiros e de países estrangeiros, como Argentina, Moçambique, Angola, África do Sul e Itália.
Durante o curso, a promessa é que aprendamos a utilizar as tecnologias de comunicação digital, mas, principalmente, as estratégias de marketing vocacional. As aulas abordarão temas como o gerenciamento e planejamento da presença digital, o engajamento de diferentes gerações nas redes sociais e a aplicação de técnicas de comunicação adaptadas ao contexto religioso. Esse conhecimento contribuirá para a promoção vocacional e o fortalecimento da nossa província na era digital.
Todos estes conteúdos pretendo apresentar à comunidade provincial em um relatório mais detalhado, que não cabe em um informativo.
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