03Cappella11.jpg

Mês de Maio por São Vicente Pallotti

No livro Mês de Mario para Leigos, Maria se endereça aos leigos a fim de que eles aproveitem plenamente o mês de maio. Ela suplica que não se esqueçam da própria alma e que procurem todos os dias se desfazer de tudo o que conduz ao pecado: jogos perigosos, relações nocivas, conversações inúteis etc. Ela os convida a escutar mais o outro, saber se acalmar em casa, entrar com mais frequência nas igrejas, ler a vida dos santos e meditar especialmente a vida do Santo dos santos, Jesus Cristo, anotar as inspirações divinas e as resoluções tomadas, retornar a elas relendo-as, aproveitar com mais frequência da confissão e da eucaristia e agradecer a Santíssima Trindade por todos os dons recebidos. 

DIA 01 - "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus" (Mt 5,3)

ORACÃO INICIAL Invocação ao Espírito Santo.

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

O mundo chama de bem-aventurados aqueles que são ricos de muitos bens materiais, se apegam a eles, e se preocupam em ter sempre mais; aqueles que gastam desordenadamente o dinheiro sem perceber que à sua volta os pobres morrem de fome, frio ou doenças; e não têm nenhuma preocupação com a salvação eterna.

Meu filho, reflita que neste primeiro dia do mês que me é consagrado, o meu coração exulta em Deus pela graça que o Pai do céu nos concedeu, ao permitir que eu te recordasse a doutrina divina que, com amor infinito, meu Filho ensinou para assegurar às pessoas a posse eterna do paraíso. Espero que aproveites bem desta oportunidade!

Mas, se Deus não te colocou entre os pobres deste mundo não penses que o céu esteja fechado para ti; pois Jesus não disse simplesmente "bem-aventurados os pobres ", mas "bem-aventurados os pobres em espírito", isto é: os que têm o coração desapegado dos bens temporais.

Exame, propósito e oração

Filho desejo que faças um bom exame de consciência para verificar se o teu coração está preso às coisas do mundo.

Para conseguires o perfeito desapego dos bens terrenos, faça o propósito de privar-te também de alguma coisa lícita, e fazer alguma doação aos pobres.

Para conseguires o perfeito desapego dos bens da terra reza, várias vezes durante o dia, esta jaculatória:

"Imaculada Maria, misericórdia!"

Orações finais

Encerrar o primeiro dia de maio com três 'Gloria ao Pai', com a recitação do primeiro mistério gozoso do rosário: A anunciação do Anjo à Maria e a Encarnação do Verbo divino em seu seio virginal.

Dia 02 - "Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados". (Mt 5,4)

ORAÇÃO INICIAL Invocação ao Espírito Santo

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Jesus, meu Filho querido, movido por infinito amor, quer levar-te à posse da verdadeira e total alegria. Escuta-o com toda a atenção, filho, pois com estas palavras Ele te indica o caminho: "Felizes os que choram, porque serão consolados".

Sem dúvida, Ele quer dizer que serão consolados já nesta vida, mesmo quando sofrerem as furiosas tempestades das tentações, das tribulações, das preocupações, e aflições de todo tipo. Pois, terão o testemunho da boa consciência do justo, que no meio dos sofrimentos, coloca em Deus sua esperança.

Serão consolados na morte porque, pela fé sentirão que se aproximam do reino de toda consolação que sempre desejaram.

Também na eternidade serão consolados, pois reinarão mergulhados no mar imenso da infinita consolação: o Deus de toda consolação! (2Cor 1,3).

Portanto, filho, se queres consolar-me, aprenda de uma vez para sempre, que estão redondamente enganadas as pessoas mundanas que pensam poder passar a vida toda nos prazeres e consolações humanas e afirmam ser felizes os que vivem lisonjeados pelas honras aparentes do mundo. Os saciados de vaidades, riquezas, prazeres sexuais pecaminosos, vingança, opressão, intemperança e todo tipo de vício, na verdade, são pobres, miseráveis e infelizes, porque nem na vida, nem na morte, e muito menos na eternidade, serão consolados.

Exame, propósito e oração

Procura ver, se no passado, imitastes o modo de pensar e proceder dos mundanos que buscam suas consolações fora de Deus.

Se cometeste este engano, procure um confessor ou teu diretor espiritual, faça uma boa confissão e siga suas orientações.

Reza oferecendo ao eterno Pai os sofrimentos de Jesus Cristo, e peça o dom de aprender sofrer por amor a Jesus, repetindo esta jaculatória: "Imaculada Maria, misericórdia!"

Orações finais

Três 'Glória ao Pai' e o segundo mistério gozoso do rosário: A visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.

DIA 03 - "Bem-aventurados os mansos, pois possuirão a terra". (Mt 5,5)

ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo.

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI:

Escuta o Mestre da Verdade, o Filho do eterno Pai, que ensina a todos com estas palavras: "Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra". Jesus quer dizer que os mansos são felizes, porque a mansidão de seu coração os conduzirá seguramente à posse da 'terra prometida' , isto é, o paraíso. O suave doutrina que trata dos incompreensíveis tesouros da divina sabedoria! Ó cegueira dos míseros mortais! Sufocados pelo fogo brutal das paixões, não conseguem ver a luz da verdade que vem de Deus e dá sentido a todas as coisas.

Com afeto de Mãe desejo que tu, filho querido, sem perturbação de espírito, mas com o coração contrito e humilhado, primeiro te arrependas de tua cegueira culpável, pela qual, por um bom tempo fostes escravo das tuas paixões; depois, com humildade, e reza e não para de rezar pedindo a luz da verdade. E meu Filho Jesus, com amor infinito te iluminará.

Por fim, filho, se quiseres consolar a mim, tua Mãe, e a Jesus, teu amoroso Irmão, achega-te a Ele e peça a graça de imitá-lo cultivando a humildade e a mansidão do coração.

 

Exame, propósito e oração

 

Filho, olha para dentro de ti e procura ver se tens faltado à mansidão e cedido à ira. Depois olha atentamente para teu divino modelo, Jesus Cristo, e observa sua mansidão e obediência até a morte, e morte na cruz.

Convencido de que muitas discórdias e brigas são causadas pela falta de mansidão e humildade, faça o propósito de semear a paz. Para isto faça alguma penitência sempre que se exaltar com alguém e aprenda a pedir desculpas.

Pedindo o dom da perfeita mansidão para imitar meu divino Filho, repita muitas vezes a jaculatória: "Imaculada Maria, misericórdia!"

 

Orações finais:

 

Encerrar rezando três 'Glória ao Pai' e o terceiro mistério gozoso do rosário: Nascimento de Jesus na gruta, em Belém.

DIA 04 - "Bem-aventurados os que tem fome e sede se justiça, porque serão saciados". (Mt 5,6)

ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo.

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI:

Saiba, filho, que no Coração de Jesus, repleto de amor infinito, e no meu materno e Imaculado Coração, há um desejo enorme de vê-lo santo o mais rápido possível. Queremos que sejas um grande santo.

Para se tornar santo, filho, escuta com fé Jesus Cristo, que empenha sua palavra infalível apresentando os meios de santificação. Ele te garante que quanto mais tiveres fome e sede ardente de santidade, tanto mais serás saciado.

Quero que, como membro da Igreja e seguidor de meu Filho Jesus, entendas bem que quando ele disse: "Felizes os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados", quis fazer e fez uma promessa de que aqueles que ardentemente desejam ser santos receberão como prêmio a santidade, na proporção da intensidade de seu desejo. Logo, quanto mais intensamente alguém desejar ser santo, receberá em maior abundância os dons de Deus. Assim deves chegar a esta conclusão: Se não consegues santificar-te é porque não desejas sinceramente a santificação.

Se tens sido negligente neste particular, magoando coração de meu Filho e o meu, não te perturbes, mas arrependa chorando por teres Sido tolo. Recorra a mim confiante, e com afeto materno te ajudarei.

Exame, propósito e oração

Examina-te com sinceridade e verifica qual a intensidade do teu desejo de ser santo.

Procura um diretor espiritual e abra a ele o teu coração. Proponha também participar mais da Eucaristia, para crescer no desejo de santidade.

Pedindo para te libertar do pecado e buscar com afinco a tua santificação, recorra a mim com a jaculatória: "Imaculada Maria, misericórdia!"

Orações finais

Três 'Glória ao Pai' e o quarto mistério gozoso do rosário: Apresentação do menino Jesus no templo e purificação de Maria.

DIA 05 - "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. (MT 5, 7)

ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Esse é o momento que, com afeto e misericórdia de Mãe, desde o primeiro passo que destes no caminho do pecado, esperava ardentemente para te advertir: Embora tenhas sido pecador ingrato, soberbo, luxurioso, adúltero, avarento, injusto, ladrão, intemperante, vingador, sacrílego e escandaloso, a infinita misericórdia de Deus Pai, Filho e Espírito Santo não interditou para ti a estrada que leva ao Paraíso. Assim, pela misericórdia de Deus, poderás conhecer e aproveitar de um caminho certo e infalível, indicado por meu divino Filho, Jesus.

Eis o meu Filho, numa única divindade com o Pai e o Espírito Santo, ele é todo misericórdia, misericórdia por essência, misericórdia infinita, que empenha sua palavra infalível e diz com amor: "Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!"

Portanto, filho, consola-te porque é de fé que embora indigno e grande pecador, se fores misericordioso para com os teus irmãos necessitados, infalivelmente alcançarás a misericórdia de Deus.

Eu quero, filho, que de teu divino modelo, Jesus Cristo, não só aprendas a ser misericordioso com teus irmãos, mas também, esperes receber dele a graça necessária para que teu coração se abra à caridade infinita de Deus, que te fará compassivo, paciente, simples, compreensivo operoso e desapegado dos bens terrenos.

Exame, propósito e oração

Veja se teu coração está endurecido e se tens faltado à caridade e misericórdia para com o próximo. Lembra que se pecou, a melhor maneira de merecer o perdão é usar de misericórdia.

Faça o propósito de dar alguma esmola, de ajudar com algum trabalho ou de dar maior atenção aos pobres. Pelo menos, não deixe passar o dia sem rezar pelos necessitados.

Pedindo a Deus a conversão do coração e uma grande compreensão para com os que nos ofendem e os que passam necessidades, reza várias vezes esta jaculatória: "Imaculada Maria, misericórdia!"

Orações finais

Três 'Glória ao Pai' e o quinto mistério gozoso do Rosário: Perca do menino Jesus e seu encontro ao terceiro dia disputando com doutores da lei.

6º DIA: "Bem-aventurados os de coração puro, porque verão a Deus". (Mt 5, 8 )

ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Eis o meu Filho divino, que com amor infinito pelas almas te mostra a maneira de seres mais iluminado na terra a respeito de Deus, de seus mistérios e das coisas santas, para crescer sempre mais no amor a Deus, garantir a salvação e perfeita visão da divindade. Escuta o que Ele te diz: "Felizes os que têm pureza de coração, porque verão a Deus!" Sem me alongar, filho, te digo: Será para mim um grande consolo ver-te puro de coração, evitando o terrível pecado da impureza, que torna o homem semelhante aos animais e aos demônios, como adverte Santo Ambrósio, fiel servo de Jesus: "A castidade faz Anjos, e quem a guarda é Anjo, quem a perde é Diabo". Desejo-te bem vigilante no olhar, no escutar, na modéstia das palavras, das mãos e do vestuário, e na escolha dos lugares a frequentar.

Sempre que sentires o perigo de perder a pureza, recorra a mim com confiança, usando as invocações da Ladainha: "Mãe puríssima, Mãe castíssima, Mãe imaculada, Mãe intacta, Vaso espiritual, Virgem poderosa, Virgem benigna, Virgem fiel, Rainha das Virgens". E eu, com afeto materno, te ajudarei prontamente.

Exame, propósito e oração

Veja se tens guardado a virtude da pureza e quais as circunstâncias que provocam em ti maiores tentações?

Prometa-me fugir das ocasiões de cair no pecado da impureza (pessoas, lugares, divertimentos). Procure imitar a pureza de meu Filho, Jesus.

Pedindo a graça de imitar a pureza de Jesus e a minha, reze, especialmente nas horas de tentação, esta jaculatória: "Imaculada Maria, misericórdia!"

Orações finais

Três 'Glória ao Pai' e a Consagrado a Jesus por Maria (de São Vicente Pallotti):

Imaculada Mãe de Deus, Rainha do céu, Mãe de Misericórdia, advogada e refúgio dos pecadores, iluminado e confortado pelas graças que vossa materna benevolência me conseguiu do tesouro divino, quero entregar, agora e sempre, o meu coração em vossas mãos, para que o consagreis a Jesus. Sim, Maria, perante os anjos e santos eu vo-lo entrego e vós, em meu nome, consagrai-o a Jesus.

Pela confiança filial que deposito em vós, sei, com certeza, que haveis de fazer, agora e sempre, quando puderes para que o meu coração seja todo de Jesus, à imitação dos santos, em especial de São José, vosso castíssimo esposo. Amém!

Dia 7 - Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus". (Mt 5, 9)

ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Ser chamado filho de Deus não é apenas um título, mas uma realidade que nos torna seus herdeiros, como ensina Paulo, Apóstolo de meu Filho (Rm 8,15-17). E sabes qual é a herança? É Deus! Assim os que são chamados filhos de Deus, podem, com fé, dizer: Eu tenho direito a tomar posse da minha herança, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Por toda a eternidade Deus será minha herança! A bondade de Deus é minha, a pureza de Deus é minha, a eternidade de Deus é minha, Deus é inteiramente meu!

Se queres consolar tua Mãe, filho, contempla o meu divino Filho. Eis Jesus Cristo: "Santo, Inocente, Imaculado, segregado dos pecadores e elevado acima dos céus" (Hb 7,26), figura e imagem viva e perfeita da substância do Pai. Quero saber se desejas tê-lo por teu irmão primogênito (Rm 8,29), de modo a poderes dizer com toda fé: Creio em Jesus, Verbo encarnado, Redentor do mundo. Filho de Maria é meu irmão! Gostarias de ter Jesus como teu irmão primogênito e ser com ele herdeiro de Deus Pai? Pois saiba, para teu consolo e salvação, que o título de filho de Deus comunica não apenas o direito de possuir Deus, mas te faz co-herdeiro de meu divino Filho, Jesus Cristo (Rm 8,17). Logo, como filho de Deus, és também elevado à sublime honra de irmão do divino Verbo Encarnado, com o qual poderás gozar por toda a eternidade da suprema herança: Deus.

E para não perderes o maravilhoso título de filho de Deus, nem o soberano direito de herdeiro de Deus, e de irmão e co-herdeiro de Jesus Cristo, escuta com respeito e humildade o próprio Jesus, meu Filho amado e Mestre de vida eterna, que te avisa que para seres chamado filho de Deus tens necessidade absoluta de promoveres a paz: "Felizes os pacíficos , porque serão chamados filhos de Deus".

Lembra ainda, filho, que em Jesus tens, não apenas o divino modelo que te estimula a ser pacífico, mas também a graça e a força necessárias para imitá-lo com perfeição.

 

Exame, propósito e oração

 

Examinando o teu modo de agir, podes dizer com tranquilidade que és amante da paz? Ou tens te deixado levar pela paixão da ira?

 

Se estiveres de mal ou com raiva de alguém, decida procurá-lo para fazer as pazes. Se isto for impossível no momento, reze por esta pessoa e ofereça ao Pai os méritos infinitos de Jesus, o Rei da Paz.

 

Pedindo o dom de ser pacífico para mereceres a graça de ser filho e herdeiro de Deus, e co-herdeiro de Cristo, reze a jaculatória: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

 

Rezar três 'Ave-Marias', três 'Glória ao Pai' e a Consagração a Nossa Senhora.

 

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

 

Imaculada Mãe de Deus, Rainha do céu, Mãe de Misericórdia, advogada e refúgio dos pecadores, iluminado e confortado pelas graças que vossa materna benevolência me conseguiu do tesouro divino, quero entregar, agora e sempre, o meu coração em vossas mãos, para que o consagreis a Jesus. Sim, Maria, perante os anjos e santos eu vo-lo entrego e vós, em meu nome, consagrai-o a Jesus.

Pela confiança filial que deposito em vós, sei, com certeza, que haveis de fazer, agora e sempre, quando puderes para que o meu coração seja todo de Jesus, à imitação dos santos, em especial de São José, vosso castíssimo esposo. Amém!

Dia 8 - Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus". (MT 5,10)

ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Escute com muito respeito e atenção suas palavras: "Felizes aqueles que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do céu!". Com isto ele quis dizer que são bem-aventurados todos os seus fiéis seguidores, perseguidos pelo mundo, porque são zelosos no cumprimento de seus deveres religiosos para com Deus, nos deveres de caridade e justiça para com o próximo, e até para consigo mesmos. Assim o Reino dos céus será deles, pois estão ajuntando tesouros para a vida eterna (Mt 6,20).

Por isso, filho, fica contente quando te sentires perseguido por observar a Lei de Deus, lembrando que isto é um sinal certo de que o paraíso será teu. Mas, há um grande perigo de abandonar a observância dos mandamentos quando as perseguições se multiplicam. Por isso, com afeto materno, peço para não perderes de vista o teu modelo divino, Jesus Cristo.

 

Exame, propósito e oração

 

Examina tua vida para ver se tens sofrido alguma perseguição por causa da vivência da fé, e como tem sido tua reação.

O propósito que te peço é o seguinte: Renova sempre tua resolução de ser santo, um grande santo. E seja corajoso para enfrentar, com a graça de Deus, todas as perseguições, pois "não deves temer aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma" (Mt 10,28).

Em qualquer dificuldade recorra a mim dizendo: "Imaculada Maria, misericórdia!" E tenha certeza que em mim tens uma Mãe sempre pronta a ajudar-te.

 

Orações finais

 

Três 'Glória ao Pai' e o primeiro mistério luminoso do rosário: Jesus é batizado por João no Rio Jordão.

Dia 09 - ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Consola-te, filho, pois o divino Mestre da vida, pleno de amor por aqueles que foram redimidos por seu preciosíssimo sangue, deseja ardentemente vê-los em posse dos mais altos graus da glória, e ensina o meio seguro para conquistar a coroa da vida eterna, numa abundância muito maior que o ser humano possa imaginar. Pois, para isso se humilhou no Misério da Encarnação: "Eu vim para que tenhais a vida, e a tenhais em abundância" (Jo 10,10).

Portanto, escuta meu filho, dos próprios lábios do divino Mestre, suas máximas de vida eterna: "Sereis felizes quando vos maldizerem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será copiosa a vossa recompensa no céu". Com infinito amor Jesus quer te dizer: Querido irmão, redimido pelo meu sangue, se se queres ter um lugar privilegiado no Reino de meu Pai e meu, se desejas ter um grau multiplicado de glória, se é de teu agrado contemplar a Divindade e seus sagrados Mistérios, ter deles uma posse eterna com supremo e perfeito gozo, saiba o seguinte: Quando, por seres meu fiel seguidor, falarem mal de ti e enfurecidos te perseguirem e disserem as piores coisas de ti, estarás começando verdadeiramente a ser bem-aventurado. Então será a hora de te encheres de alegria e exaltação, porque estará sendo preparada para ti uma recompensa extremamente grande.

Portanto, se no passado não o imitastes, arrependa-te e lamenta tua negligência. Ofereça a Deus Pai os sofrimentos de meu Filho Jesus Cristo para alcançar o perdão das culpas do passado. E sempre que te encontrares numa situação difícil, se quiseres dar-me alegria, recorra a mim confiante, porque eu sou tua Mãe e Mãe de Misericórdia.

Exame, propósito e oração

Reflita e veja quais têm sido tuas atitudes e reações diante das injustiças, perseguições, calúnias e fofocas. Elas combinam com os ensinamentos de Jesus, que hoje eu te repassei?

Diante de Jesus crucificado, medite sobre os sofrimentos que ele assumiu livremente. Prometa procurar imitá-lo lembrando que, a vida nesta terra é, por natureza, repleta de sofrimentos.

Reza algumas vezes a jaculatória: "Imaculada Maria, misericórdia" , pedindo a graça de ser cada vez mais capaz de sofrer por amor a Jesus, meu divino Filho.

Orações finais

Rezar o segundo mistério luminoso do rosário: Jesus começa a realizar milagres, transformando a água em vinho nas bodas de Cana, na Galiléia. E a "Consagração a Jesus por Maria (de São Vicente Pallotti)

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Imaculada Mãe de Deus, Rainha do céu, Mãe de Misericórdia, advogada e refúgio dos pecadores, iluminado e confortado pelas graças que vossa materna benevolência me conseguiu do tesouro divino, quero entregar, agora e sempre, o meu coração em vossas mãos, para que o consagreis a Jesus. Sim, Maria, perante os anjos e santos eu vo-lo entrego e vós, em meu nome, consagrai-o a Jesus.

Pela confiança filial que deposito em vós, sei, com certeza, que haveis de fazer, agora e sempre, quando puderes para que o meu coração seja todo de Jesus, à imitação dos santos, em especial de São José, vosso castíssimo esposo. Amém!

Dia 10 - ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Meu Filho Jesus deseja ensinar que ser perseguido é um sinal de ser amado por Deus, pois os Santos Profetas eram muito amados por Deus, que os tornava seus confidentes e mensageiros. Filho, és perseguido? Então, com afeto materno, juntamente com Jesus eu te digo: Alegra-te porque isto é um sinal seguro de que és amado por Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

E para te convenceres sempre mais desta verdade, não acreditada nem aceita pelos que vivem nas trevas do pecado, quero que observes como o Altíssimos, segundo as luzes de sua infinita sabedoria, permitiu que a torrente das tribulações e perseguições, fosse maior para aqueles que ele mais amava.

Por isso, filho, se crescerem tuas tribulações e sofrimentos, diga com fé e muita confiança: Quanto mais tribulações eu tiver, tanto mais serei semelhante é minha Mãe, Maria.

Falando-te como Mãe afetuosa e como Sede da Divina Sabedoria, quero te advertir, filho, que à luz desta verdade, não só deverias dispor-te a sofrer tribulações, mas deverias desejá-las muito mais que qualquer tesouro do mundo, pois assim estarias te dispondo cada vez mais a receber os tesouros divinos da graça e da glória. Mais ainda, deverias apaixonadamente desejá-las, pois te fazem mais semelhante aos Santos, a mim, tua Mãe e a Jesus, meu Filho e teu Irmão.

 

Exame, propósito e oração

Procura saber se escutas mais a palavra de Deus, que diz a verdade, ou a voz do mundo, que ama a mentira e o engano. Desejas mais os prazeres do mundo ou a alegria que vem de Deus?

Vendo Jesus, que abraçou com amor as tribulações, os sofrimentos e a morte por amor de ti, proponha, por amor a Jesus, fazer espontaneamente algum sacrifício e sofrer com paciência as tribulações de cada dia.

Rezar a jaculatória, Imaculada Maria, misericórdia! , pedindo especialmente a graça de assemelhar-se mais a Jesus, através dos sofrimentos e perseguições.

 

Orações finais: Três 'Glória ao Pai' e o terceiro mistério luminoso do rosário: Jesus, o Apóstolo do Pai, começa sua pregação, indo de aldeia em aldeia anunciando o Reino de Deus.

Dia 11 - ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Toma cuidado, filho querido, com as máximas da sabedoria do mundo, que dizem ser felizes os insaciáveis em acumular riquezas da terra. Saiba que eles vivem sempre infelizes: antes de conquistar as riquezas, por causa das preocupações, ansiedades e fadigas que enfrentam para consegui-las; depois de adquiri-las, por causa dos temores e angústias de perdê-las.

Além disto eles são tiranizados pela sede ardente de aumentar os bens temporais. E esta sede é insaciável, sempre cresce e jamais acaba.

Aceite com muito respeito as palavras de meu Filho Jesus, "luz que ilumina todo homem que vem a este mundo" (Jo 1,9): "Ai de vós, ricos, pois já recebestes vossa recompensa". Com isto Jesus quer dizer: ó ricos, vós que colocais todos os pensamentos da mente e os afetos do coração nos bens fugazes do mundo, sois os verdadeiros infelizes e miseráveis, porque nesta terra não gozais da paz que eu deixei como herança aos meus fiéis seguidores, antes de subir para o Pai. E por não terdes buscado em vida as riquezas da Divindade, após a breve peregrinação nesta terra, perdereis toda a riqueza que tiverdes acumulado e entrareis na total pobreza do inferno.

Ah filho, considera que eu tua Mãe, e Jesus, meu Filho e teu Irmão, te esperamos no céu para gozar das infinitas riquezas do tesouro divino. Mas saiba que quanto mais o teu coração e a tua mente se distanciarem das riquezas do mundo, tanto mais merecerás uma maior participação nos tesouros divinos. Por isso, se quiseres nos consolar, procura imitar a Jesus e a mim no espírito de pobreza. Mas, se olhando tua vida passada vires que és réu do grande pecado de correr atrás das riquezas terrenas e não das celestes, faça penitencia e procura emendar-te. E, sem desesperar, recorra a mim, que te ajudarei, como Mãe de Misericórdia.

 

Exame, propósito e oração

Podes dizer tranquilamente que não és avarento e não te inquietas procurando acumular riquezas?

Para cultivar a pobreza proponha ser mais generoso para com as pessoas carentes.

Pedindo o dom de ser desapegado dos bens deste mundo reze: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

Rezar o quarto mistério luminoso do rosário: Jesus se transfigura no Monte Tabor, revelando sua divindade aos seus apóstolos; e a Consagração a Jesus por Maria (São Vicente Pallotti)

 

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

 

Imaculada Mãe de Deus, Rainha do céu, Mãe de Misericórdia, advogada e refúgio dos pecadores, iluminado e confortado pelas graças que vossa materna benevolência me conseguiu do tesouro divino, quero entregar, agora e sempre, o meu coração em vossas mãos, para que o consagreis a Jesus. Sim, Maria, perante os anjos e santos eu vo-lo entrego e vós, em meu nome, consagrai-o a Jesus.

Pela confiança filial que deposito em vós, sei, com certeza, que haveis de fazer, agora e sempre, quando puderes para que o meu coração seja todo de Jesus, à imitação dos santos, em especial de São José, vosso castíssimo esposo. Amém!

MÊS DE MAIO POR SÃO VICENTE PALLOTTI

DIA 12 - ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Eis o que, em oposição a essa falsa doutrina do mundo, diz o Verbo encarnado, Jesus, teu Irmão: "Ai de vós que exagerais em fartar-vos, porque vireis a passar fome!". Reflita, filho, que quando Jesus assim falou, estava inflamado de amor e desejava ver todos os homens saciados do alimento que vem da Divindade. Por isso, ele nos advertia contra os vícios do abuso da comida, da bebida e de qualquer outra criatura sua. Jesus quer ensinar que nosso coração jamais se satisfará nos prazeres terrenos, porque os bens da terra não são capazes de fazer-lhe feliz: "Nosso coração estará inquieto enquanto não encontrar Deus!" (Santo Agostinho).

Por fim, meu Filho quer deixar bem claro que, um coração que deixa de buscar sua alegria em Deus, para buscá-la nas criaturas, jamais a encontrará, e vai chorar lágrimas de fome no tempo e na eternidade.

Veja, filho, a que extremo chega a miséria dos pobres mundanos: Sentem-se vazios mesmo no gozo dos maiores prazeres do mundo. Ó cegueira! Não compreendem que só poderão sentir-se saciados na doçura da graça, que é a participação na vida de Deus. Ignorando os grandes tesouros da graça, não a buscam e até a desprezam, e assim se privam dos verdadeiros bens.

Exame, propósito e oração

Responda a ti mesmo com sinceridade: Aonde buscas a felicidade? Nos bens mundanos ou na graça de Deus?

Proponha ser vigilante e usar com moderação da comida, da bebida e de todas as coisas criadas por Deus para suprir nossas necessidades.

Rezando muitas vezes a jaculatória "Imaculada Maria, misericórdia!" Peça a graça de buscar Deus em todas as coisas.

Orações finais

Três 'Glória ao Pai' e o quinto mistério luminoso do rosário: Jesus, no cenáculo de Jerusalém, institui o sacramento da Eucaristia e ordena os primeiros sacerdotes da Nova Aliança; e a Consagração a Nossa Senhora (São Vicente Pallotti)

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Imaculada Mãe de Deus, Rainha do céu, Mãe de Misericórdia, advogada e refúgio dos pecadores, iluminado e confortado pelas graças que vossa materna benevolência me conseguiu do tesouro divino, quero entregar, agora e sempre, o meu coração em vossas mãos, para que o consagreis a Jesus. Sim, Maria, perante os al de São José, vosso castíssimo esposo. Amém!

anjos e santos eu vo-lo entrego e vós, em meu nome, consagrai-o a Jesus.

Pela confiança filial que deposito em vós, sei, com certeza, que haveis de fazer, agora e sempre, quando puderes para que o meu coração seja todo de Jesus, à imitação dos santos, em especial de São José, vosso castíssimo esposo. Amém!

Dia 14: "Ai de vós quando vos elogiarem". (Lc 6,26)

ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Observa, ó filho, como é lastimável a cegueira dos míseros mundanos, que adoram ser louvados por todo mundo. Eles consideram felizes aqueles que recebem aprovação e aclamação de todos. Não percebem que tais louvores provém de um mundo perverso e cheio de malícias. Não são capazes de ver que a natureza humana foi arruinada justamente pela adulação do Demônio, e que aumentam sua ruína cada vez que são adulados uns pelos outros.

Por isso, escuta filho amado, escuta com muito respeito o divino Verbo Encarnado, que com Sabedoria diz a todos: Ai de vós quando os homens vos adularem!" E diz isto com amor infinito para todas as pessoas, afim de que se disponham, pela via da humildade, a receber a verdadeira exaltação no Reino dos Céus. Porque, aqueles que procuram ser exaltados, louvados e adulados pelos homens, fomentam a soberba que conduz à humilhação no inferno.

Mas, se no decorrer dos breves dias de tua vida, o amor próprio te levar a desejar as vãs honrarias humanas, eu te peço, filho, que olhes com maior empenho e confiança o teu divino modelo, Jesus Cristo. Ele, embora fosse digno e merecesse infinitamente todas as honras e aclamações de todas as criaturas passadas, presentes, futuras e possíveis, sempre fugia delas.

Se diante desse magnífico testemunho, te faltar coragem para segui-lo, recorda que, Jesus com sua vida humilde e afastada das vãs aclamações do mundo, reservou para ti, junto do Pai, um sagrado direito de receberes todas as graças que precisas para imitá-lo com perfeição. Logo, saiba que se não imitares teu divino modelo, Jesus, a culpa será tua, e por esta culpa não receberá exaltação celeste.

 

Exame, propósito e oração

 

Examina e veja se estás procurando louvores dos homens nas coisas que fazes.

Eu ficarei contente se fizeres o propósito de odiar as adulações e aceitar voluntariamente qualquer esquecimento, desprezo ou ingratidão das pessoas.

Para realizar o teu propósito recorra sempre à minha intercessão materna, rezando: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

 

Três 'Glória ao Pai', a Consagração a Jesus por Maria (São Vicente Pallotti) e um cântico mariano.

 

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

 

Imaculada Mãe de Deus, Rainha do céu, Mãe de Misericórdia, advogada e refúgio dos pecadores, iluminado e confortado pelas graças que vossa materna benevolência me conseguiu do tesouro divino, quero entregar, agora e sempre, o meu coração em vossas mãos, para que o consagreis a Jesus. Sim, Maria, perante os anjos e santos eu vo-lo entrego e vós, em meu nome, consagrai-o a Jesus.

Pela confiança filial que deposito em vós, sei, com certeza, que haveis de fazer, agora e sempre, quando puderes para que o meu coração seja todo de Jesus, à imitação dos santos, em especial de São José, vosso castíssimo esposo. Amém!

DIA 15 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

 

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

É verdade, filho, que o divino Verbo Encarnado disse especialmente para seus Ministros: "Vós sois o sal da terra e a luz do mundo, e ainda: brilhe no mundo, diante dos homens, a luz de vossas boas obras, para que eles glorifiquem o Pai Celeste". Mas é certo também que Jesus quis dizer estas palavras para todos os filhos da Igreja, pois todos os membros de seu Corpo Místico devem ser "sal da terra e luz do mundo", para que suas boas obras resplandeçam e convençam a todos: israelitas, estrangeiros, hereges, incrédulos e pagãos, da veracidade da religião católica, nascida do Sangue precioso do Senhor.

Para não faltares a esta obrigação como filho da Igreja, quero que sejas vigilante em organizar tua vida segundo as normas do santo Evangelho, de toda a Sagrada Escritura e da Tradição proposta pela Igreja.

Meu filho, para a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para a tua salvação eterna, para a edificação dos teus irmãos em Jesus Cristo, e também para não escandalizares os infiéis, hereges, pagãos, judeus ou gregos, mas, ao contrário, para motivá-los a uma sincera conversão, quero que faças o máximo para viver "os dois grandes preceitos que resumem toda a Lei e os Profetas: Amarás a Deus com todo o teu coração, toda a tua alma e todo o teu espírito, e amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22,36-40).

 

Exame, propósito e oração

 

Tens vivido os dois maiores mandamentos em tua vida, filho?

Quero que prometas a tua Mãe, fazer penitência por tuas falhas e confessar teus pecados. E ficarei agradecida se buscares minha ajuda e proteção.

Para testemunhar tua vivência de caridade, reze muitas vezes a jaculatória: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

 

Rezar a jaculatória (palotina) Imaculada Virgem Maria, Mãe do Divino Amor, fazei-nos santos! E a 'Consagração a Jesus por Maria' (São Vicente Pallotti).

 

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

 

Imaculada Mãe de Deus, Rainha do céu, Mãe de Misericórdia, advogada e refúgio dos pecadores, iluminado e confortado pelas graças que vossa materna benevolência me conseguiu do tesouro divino, quero entregar, agora e sempre, o meu coração em vossas mãos, para que o consagreis a Jesus. Sim, Maria, perante os anjos e santos eu vo-lo entrego e vós, em meu nome, consagrai-o a Jesus.

Pela confiança filial que deposito em vós, sei, com certeza, que haveis de fazer, agora e sempre, quando puderes para que o meu coração seja todo de Jesus, à imitação dos santos, em especial de São José, vosso castíssimo esposo. Amém!

coração seja todo de Jesus, à imitação dos santos, em especial de São José, vosso castíssimo esposo. Amém!

Dia 16 - ORAÇÃO INICIAL: Invocação ao Espírito Santo...

Se agires assim, estarás traspassando meu amoroso coração com aguda espada, porque estarás pecando na esperança de que eu venha socorrê-lo por ser misericordioso. Deste modo, estarias profanando em tua Mãe, os privilégio divinos que Deus me concedeu para poder ajudar-te. Por isso, com afeto materno, te recordo que o divino Verbo Encarnado, meu Filho Jesus, não veio para destruir a Lei e as Profecias, mas para cumpri-las e aperfeiçoá-las. E Jesus continuou a falar afirmando: o seguinte: "Em verdade eu vos digo, enquanto o céu e a terra existirem, não será anulada sequer uma letra ou uma virgula da Lei. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será declarado o menor no Reino dos Céus (isto é: dele será excluído para sempre), mas aquele que observar fielmente a Lei e ensinar os outros a observá-la, será grande no paraíso" (Mt 5,18-19).

Não te esqueças, Jesus e eu te esperamos com amor infinito para seres grande no Reino da glória. Portanto, aproveita da nossa misericórdia para observar a Lei de Deus com mais amor e perfeição.

Recorda que a graça de observar os divinos preceitos não te falta, pois, sendo sapientíssimo e justíssimo, Deus não dá leis impossíveis de serem cumpridas. Talvez, por não teres aproveitado da Graça, violastes alguns mandamentos. Agora te peço, meu filho, que não sigas a libertinagem dos pecadores, mas busque a minha ajuda para viveres reconciliado com meu Filho e teu Irmão, Jesus.

 

Exame, propósito e oração:

Examina-te para ver se tens usado a artimanha de pecar para pôr à prova a misericórdia do Senhor.

Proponha seguir fielmente os Mandamentos de Deus e os Mandamentos da Igreja.

Reza a jaculatória Imaculada Maria, misericórdia! E peça a graça de aproveitar, sem abusar, da minha misericórdia e da infinita misericórdia de meu Filho Jesus.

 

Orações finais:

Três 'Glória ao Pai', a Consagração a Nossa Senhora e um cântico de Nossa Senhora Aparecida.

Oremos:
Suplicantes vos rogamos, Senhor Deus, que concedais a vossos servos lograr perpétua saúde do corpo e da alma, e que, pela intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Dia 16 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI:

Ó filho, eis a doutrina do paraíso, ensinada com palavras divinas e com a vida de meu divino Filho, Jesus! Totalmente abrasado de amor, e de amor infinito, dá a todos o divino preceito: "Amai os vossos inimigos, fazei o bem àqueles que vos odeiam. Implorai as bênçãos do céu para todos os que voas amaldiçoam, e rezai pelos vossos caluniadores e difamadores".

A este respeito, filho, como Mãe quero te pedir para refletires que, por mais difícil que seja a perfeita observância desta doutrina celeste, tanto maiores serão os graus de glória que obterá na eterna morada aquele que puser em prática este ensinamento. E como te quero sempre o melhor, farei tudo para ajudá-lo a viver com fidelidade a lei do amor perfeito.

Mas, se tentando imitar o Mestre, perceber que não tens força para tanto, não desanimes! Saiba que a humildade de reconhecer as próprias fraquezas, nos dispõe a confiar mais na graça do próprio Jesus.

Portanto, filho, não te falta a graça divina. E para obtê-la, mais facilmente e com mais abundância, considera-te indigno pecador e implora a graça confiante na divina misericórdia, e nos méritos infinitos de meu divino Filho Jesus.

Exame, propósito e oração:

Veja se tens sido capaz de perdoar, ou se guardas ódio no coração.

Faça o propósito de se reconciliar com algum desafeto ou, se estiver bem com todos, prometa tratar melhor ainda as pessoas.

Pedindo o dom de amar os inimigos reze: Imaculada Maria, misericórdia!

Orações finais:

Rezar três 'Glória ao Pai' e a 'Ladainha de Nossa Senhora'.

Senhor, tende piedade de nós

Cristo, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós

Cristo, ouvi-nos

Cristo, atendei-nos

Deus Pai do céu, tende piedade de nós

Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós

Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós.

Santa Virgem das virgens, rogai por nós.

Mãe de Cristo, rogai por nós.

Mãe da Igreja, rogai por nós.

Mãe de misericórdia, rogai por nós.

Mãe da divina graça, rogai por nós.

Mãe da esperança, rogai por nós.

Mãe puríssima, rogai por nós.

Mãe castíssima, rogai por nós.

Mãe sempre virgem, rogai por nós.

Mãe imaculada, rogai por nós.

Mãe digna de amor, rogai por nós.

Mãe admirável, rogai…

Oremos:

Suplicantes vos rogamos, Senhor Deus, que concedais a vossos servos lograr perpétua saúde do corpo e da alma, e que, pela intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Dia 18 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

 

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Filho, esta é a divina doutrina que nos deixou meu querido Filho, Jesus, o Amor infinito das almas. Presta bem atenção nas palavras que Ele disse para ti: "Se a bondade da tua vida não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrarás no Reino dos Céus!". É como se ele dissesse: Oh alma redimida por meu sangue! Os escribas e fariseus de hoje e do futuro são aqueles que imitam os da época em que vivi como homem. São os que exibem uma santidade aparente, exterior, mas, no interior têm corações podres, cheios de afetos depravados. Por isso te advirto: Se tua santidade exterior não for fruto da santidade do teu coração, não poderás entrar no céu.

Por esta razão, Jesus ensinou a dar esmolas sem tocar a trombeta, para que nem a mão esquerda saiba o que faz a direita; ensinou a rezar no recolhimento do quarto e não nas esquina e praças; e ainda ensinou a jejuar sem mostrar um rosto triste e pálido, mas exibindo alegria. Os hipócritas e fariseus fazem estas coisas boas só para serem elogiados pelos homens, e com isso já receberam sua recompensa. Ao contrário os que são santos em seu interior, fazem estas coisas para glorificar a Deus. E receberão dele uma recompensa eterna (Mt 6,1-18).

Então, meu filho, veja que eu, tua Mãe, e Jesus, meu Filho e teu Irmão, por desejarmos vô-lo recompensado no paraíso, queremos que cultives a santidade do coração, a fim de que tuas palavras e atos, feitos para a edificação do próximo, sejam premiados na vida futura.

Exame, propósito e oração

Filho, examina-te e veja se tuas virtudes exteriores são reflexo da santidade do teu coração ou não.

Proponha evitar sempre a hipocrisia de manifestar uma santidade só aparente. Esforça para santificar teu coração.

Pedindo minha ajuda para seres santo no teu interior, reza a jaculatória: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais:

 

Três 'Glória ao Pai' e o primeiro mistério doloroso do rosário: Jesus chega a suar sangue, em sua agonia no Horto das Oliveiras.

DIA 19 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Eis que o Mestre da Vida, o Senhor do Universo, meu Filho Jesus, nos ensina como rezar, e o que devemos pedir ao Pai do céu. Mas, eu quero, com afeto de Mãe, que reflitas o seguinte: Se Jesus te manda rezar e diz o que deves pedir, tenha certeza de que serás atendido, pois Deus não finge! Por isso, quando nos fala rezem assim, peçam tais coisas, é porque ele vai nos atender. Então reza com confiança e peça com humildade e perseverança na certeza de que Deus te concederá tudo o que for bom para ti e útil para a glória do Altíssimo.

Veja a bondade do Senhor: Para que cresça sempre tua confiança na oração, ele quer que o chames com o doce nome de Pai. Alegra-te, porque Deus é teu Pai pela criação, pela conservação e pela Graça.

Filho, se queres me consolar detesta o pecado e foge sempre das ocasiões que facilitam o pecado.

E para te dispor a receber muitos favores do tesouro celeste, eu e meu Filho Jesus queremos que saibas que teu Pai celeste é infinitamente bom e por isso, com amor infinito, quer te ajudar; é infinitamente sábio e conhece totalmente tuas necessidades; é infinitamente poderoso e pode te dar tudo de bom. Logo, encha-te de coragem e consolação, pois no meio de tantas desgraças que te circundam neste vale de lágrimas tens a poderosa arma da oração, sobre a qual meu divino Filho empenhou sua palavra infalível: "Pedi e recebereis" (Jo 6,24). Portanto, acredita que tudo o que pedires com fé, humildade, confiança e perseverança, receberás, desde que seja para o teu bem e para a glória do Pai celeste, que tudo vê, tudo pode, e te ama com amor infinito.

 

Exame, propósito e oração

 

Qual a tua confiança e perseverança na oração?

No meio das tentações e nos perigos de cair em pecado, tenha o propósito de usar sempre esta poderosa arma: a oração!

Pedindo minha intercessão para conseguires o dom da oração, profunda, sincera, confiante, humilde e perseverante, reze muitas vezes esta jaculatória: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

Rezar o 'Pai Nosso' e o segundo mistério doloroso do rosário: Jesus é amarrado na coluna e flagelado em casa de Pilatos.

DIA 21 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Com afeto de Mãe, quero te garantir que Jesus, teu Irmão, deseja receber-te no céu, numa intensidade infinitamente maior que a tua vontade de ir para lá.

Colocando tuas obras numa balança, verás que o prato das coisas boas está muito mais leve que o das coisas ruins. Pouco fizeste para merecer o paraíso, mas fizeste muitas coisas que poderiam levar-te ao inferno. No entanto, meu Filho Jesus, depois de uma vida pobre e cheia de tribulações e sofrimentos, chegou a morrer na cruz para merecer para ti a glória do céu. Para tua felicidade, Jesus, teu Irmão, que é todo amor, deseja com amor infinito, que sejas herdeiro de Deus e seu co-herdeiro (Rm 8,17), para juntos gozarem dos bens eternos.

Se o reconhecimento de tuas fraquezas e a violência das tuas paixões representam perigo de não corresponder aos ardentes desejos de Jesus Cristo, saibas que o divino Legislador e Mestre da Vida, que ordenou a todos pedirem o Reino da Glória, mandou também que pedissem todas as graças necessárias para vencer as fraquezas e superar a violência das paixões. Por isso, filho, quero que exalte a sabedoria divina e caminhes com muita coragem na via que conduz ao paraíso.

Logo, para aproveitar desta ordem de pedir o paraíso, dada por Jesus, quero que procures merecê-lo; por isso com afeto materno venho lembrar-te que, se estiveres consciente da tua indignidade recorra à misericórdia divina pedindo socorro. Confiante na Misericórdia Infinita de Deus e nos méritos do precioso Sangue do Imaculado Cordeiro, peça com constância durante toda a tua vida, acreditando que irás para o paraíso onde eu, tua Mãe, e Jesus, teu Irmão, estaremos te esperando.

Não esqueça, filho, que serás atendido se rezares com fé, humildade, confiança e muita perseverança.

 

Exame, propósito e oração

Filho, o que tens feito para merecer o céu? Quais os obstáculos que tens encontrado?

No firme propósito de ir para o céu, procura agir sempre bem. Quero que confies sempre na ajuda divina, e por isso, repita muitas vezes ao dia, este pedido ordenado por Jesus: Venha a nós o vosso Reino!

Quando tiveres tentações e sentires a pequenez de tuas forças, lembra que posso te ajudar e diga-me: Imaculada Maria, misericórdia.

 

Orações finais

Rezar três 'Pai Nosso' e o quarto mistério doloroso: condenado à morte, Jesus leva, com amor e paciência sua cruz até o Monte Calvário.

DIA 22 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

 

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Com afeto materno, quero que saibas que a tua felicidade, aqui nesta terra, também, é resultado da perfeita conformidade da tua vontade com a vontade de Deus. Ora, para não perderes esta unidade, quando, por causa das tuas limitações e ignorância, te parecer que a vontade de Deus se opõe à tua felicidade, quero que reafirmes a certeza de que a vontade do Altíssimo é sempre regulada pelo amor infinito e sempre quer o teu bem.

Receba, pois, este ensinamento celeste e viva sempre em perfeita conformidade com a vontade divina, se quiseres gozar antecipadamente da felicidade do céu. E, como os filhos de Adão se tornaram fracos e ignorantes por causa do pecado original cometido por seu pai, sentem muita dificuldade para viver esta uniformidade. Aproveita, portanto da grande oportunidade dada por meu divino Filho, que manda rezar pedindo que a vontade de Deus seja executada na terra, da mesma maneira que é vivida no céu.

E agora te digo: Filho, alegra-te com a certeza de que, se nos foi dado o preceito de rezar assim, temos a garantia de obtermos esta graça, se a pedirmos com humildade, confiança e perseverança, em nome de Jesus.

 

Exame, propósito e oração

Filho, creio que já seja claro para ti, que fazer a vontade de Deus é cumprir os seus mandamentos. Faça cada dia o exame de consciência para ver se estás fazendo a vontade do Senhor.

Para aprender a fazer a vontade do Pai, proponha ler e meditar na vida dos Santos, pois eles são nossos modelos. Veja especialmente como viveu meu esposo José, veja a minha vida, e mais ainda a vida de meu divino Jesus, cujo alimento é fazer a vontade do Pai (Jo 4,34).

Pedindo meu auxílio para viver segundo a vontade de Deus, reza a jaculatória: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

Repetir várias vezes "Seja feita a vossa vontade, assim na terra com no céu" (Mais alto, mais baixo, falando ou cantando, como uma mantra).

Rezar o quinto mistério doloroso do rosário: Jesus é despido de suas vestes, pregado na cruz, suspenso entre o céu e a terra e, após três horas de agonia, morre por nós.

DIA 23 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Veja que o Mestre Jesus, meu divino Filho, te ensina a oração que deves fazer para nunca te faltar o alimento, quer para a alma, quer para o corpo. Ele empenhou sua palavra, como lemos no santo Evangelho: "Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão concedidas como acréscimo" (Mt 6,33). De acordo com esta promessa, observa que na oração do 'Pai Nosso', Jesus te manda pedir primeiro o Reino de Deus, e agora o pão sobrenatural, que significa a totalidade das graças que necessitas para a tua santificação, a fim de poderes receber, em acréscimo, tudo o que precisas para o teu corpo.

E aqui, com afeto de Mãe, quero te aconselhar a fazer sempre as tuas orações de acordo com os sábios ensinamentos de meu Filho, para conseguires o Reino do Céu e gozar nesta terra de todos os bens temporais necessários para bem servir a Deus, o doador da felicidade que todo cristão aspira. Se agires de outra maneira, estarás arriscando perder a felicidade eterna, depois de viver na terra uma vida infeliz.

Consola-te porque o Verbo Encarnado, meu divino Filho, Jesus, quer que tu sejas feliz no tempo e na eternidade. Na eternidade, por ter preparado e merecido para ti o paraíso; no tempo, por conceder-te as graças para suportar as amarguras do mundo, sem permitir que te falte o necessário para viver dignamente.

Exame, propósito e oração

Examina, filho, se tens procurado alimentar bem a tua alma, na mesa da Palavra de Deus e na Mesa da Eucaristia.

Para que o alimento divino te fortifique, ofereça habitualmente ao Pai do céu, os merecimentos da evangelização de Jesus Cristo.

Para pores em prática os ensinamentos do evangelho de Jesus, busca a minha ajuda rezando: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

Rezar três 'Glória ao Pai' e a 'Consagração a Jesus, por Maria' (São Vicente Pallotti)

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

 

Imaculada Mãe de Deus, Rainha do céu, Mãe de Misericórdia, advogada e refúgio dos pecadores, iluminado e confortado pelas graças que vossa materna benevolência me conseguiu do tesouro divino, quero entregar, agora e sempre, o meu coração em vossas mãos, para que o consagreis a Jesus. Sim, Maria, perante os anjos e santos eu vo-lo entrego e vós, em meu nome, consagrai-o a Jesus.

Pela confiança filial que deposito em vós, sei, com certeza, que haveis de fazer, agora e sempre, quando puderes para que o meu coração seja todo de Jesus, à imitação dos santos, em especial de São José, vosso castíssimo esposo. Amém!

DIA 24 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

 

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Quero dizer-te que da mesma maneira que meu coração não suporta ver os pobres pecadores carregando o peso enorme de gravíssimas dividas, contraídas por seus muitos pecados junto ao tribunal da justiça divina, também meu coração se alegra muito ao considerar que meu Filho, no firme desejo de oferecer aos pobres pecadores a remissão de suas dívidas, ordena que dirijam fervorosas preces ao Pai, pedindo o perdão de seus pecados. Assim, qualquer pecador que peça com humildade, arrependimento, confiança e perseverança o perdão de Deus, é de fé que o receba, mesmo que tenha cometido todos os pecados possíveis e imagináveis.

Veja, filho, que os sentimentos da natureza humana, corrompida pela culpa do pecado de seu pai Adão, são contrários à caridade infinita. Enquanto esta ordena o perdão das ofensas, aquela se nega a perdoar.

Para nunca seres dominado por estes sentimentos corrompidos, procura, sempre mais, escutar e admirar com fé meu divino Filho, teu Mestre, que não apenas ordenou o perdão das ofensas, mas deu com perfeição o exemplo em vários momentos de sua vida, e de modo especial sobre a cruz, quando, imerso num mar de sofrimentos e ultrajes, orou pelos seus inimigos (Lc 23,23-24).

 

Exame, propósito e oração

Olha bem se não está guardando ódio e rancor de alguém em teu coração.

Proponha lutar contra a corrupção de tua natureza humana, contemplando e imitando a Jesus Cristo, que distribuiu amor e perdão a todos que o ofenderam.

Ofereça muitas vezes a Deus, os méritos infinitos de Jesus ao perdoar os seus cruéis crucificadores. E, para seres misericordioso, busca minha a proteção rezando: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

Rezar três vezes a jaculatória: Meu Jesus, misericórdia!, e a Ladainha de Nossa Senhora.

Cristo, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós

 

Cristo, ouvi-nos

Cristo, atendei-nos

 

Deus Pai do céu, tende piedade de nós

Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós

 

Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós.

Santa Virgem das virgens, rogai por nós.

Mãe de Cristo, rogai por nós.

Mãe da Igreja, rogai por nós.

Mãe de misericórdia, rogai por nós.

Mãe da divina graça, rogai por nós.

Mãe da esperança, rogai por nós.

Mãe puríssima, rogai por nós.

Mãe castíssima, rogai por nós.

Mãe sempre virgem, rogai por nós.

Mãe imaculada, rogai por nós.

Mãe digna de amor, rogai por nós.

Mãe admirável, rogai por nós.

Mãe do bom conselho, rogai por nós.

Mãe do Criador, rogai por nós.

Mãe do Salvador, rogai por nós.

Virgem prudentíssima, rogai por nós.

Virgem venerável, rogai por nós.

Virgem louvável, rogai por nós.

Virgem poderosa, rogai por nós.

Virgem clemente, rogai por nós.

Virgem fiel, rogai por nós.

Espelho de perfeição, rogai por nós.

Sede da Sabedoria, rogai por nós.

Fonte de nossa alegria, rogai por nós.

Vaso espiritual, rogai por nós.

Vaso honorífico, rogai por nós.

Vaso insigne de devoção, rogai por nós.

Tabernáculo da eterna glória, rogai por nós.

Moradia consagrada a Deus, rogai por nós.

Rosa mística, rogai por nós.

Torre de Davi, rogai por nós.

Torre de marfim, rogai por nós.

Casa de ouro, rogai por nós.

Arca da aliança, rogai por nós.

Porta do céu, rogai por nós.

Estrela da manhã, rogai por nós.

Saúde dos enfermos, rogai por nós.

Refúgio dos pecadores, rogai por nós.

Conforto dos migrantes, rogai por nós.

Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

Auxílio dos cristãos, rogai por nós.

Rainha dos Anjos, rogai por nós.

Rainha dos Patriarcas, rogai por nós.

Rainha dos Profetas, rogai por nós.

Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

Rainha dos Mártires, rogai por nós.

Rainha dos confessores da fé, rogai por nós.

Rainha das Virgens, rogai por nós.

Rainha de todos os Santos, rogai por nós.

Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.

Rainha assunta ao céu, rogai por nós.

Rainha do santo Rosário, rogai por nós.

Rainha da família, rogai por nós.

Rainha da paz, rogai por nós.

 

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

tende piedade de nós.

 

V. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Oremos:

Suplicantes vos rogamos, Senhor Deus, que concedais a vossos servos lograr perpétua saúde do corpo e da alma, e que, pela intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria por Cristo Nosso Senhor. Amém.

DIA 25 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

 

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Recorda, filho, que a breve peregrinação de todos que vivem nesta terra é como estar em meio a uma guerra. Guerra declarada pelo mundo, pelo Demônio, pelas rebeldes paixões e pelas furiosas e malvadas concupiscências. E um combate a ser travado por todos, e principalmente por aqueles, que tendo levado uma vida de pecados, se convertem e decidem servir meu divino Filho Jesus.

Consola-te, filho meu, pois na oração que o divino Redentor te ordenou rezar ao Pai celeste, ele te dá o meio mais eficaz de vencer as tentações. Entre outros pedidos, Jesus incluiu este: 'Não nos deixeis cair em tentação.

Com muita coragem toma a arma da Oração do Senhor, e procura rezá-la com fé, humildade, confiança e perseverança, pois assim vencerás as tentações.

Filho, quero ver-te corajoso e confiante em Deus! Porque ao ver as pessoas unidas a Deus com humildade e confiança, o Inimigo reconhece a própria fraqueza em relação ao poder de Deus, e se sente constrangido a fugir da luta.

 

Exame, propósito e oração

Tens confiado no poder de Deus, no poder da oração e da penitência para vencer as tentações, ou confias em tuas próprias forças?

Proponha rezar com fé o 'Pai Nosso', e nas horas de tentações repita várias vezes o pedido: Não nos deixeis cair em tentação!

Ofereça ao Pai do céu os méritos infinitos de meu Filho, Jesus Cristo, ao vencer as tentações do Inimigo infernal, após os quarenta dias de jejum, oração e penitência no deserto. E nas horas de tentação peça a minha ajuda rezando: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

Rezar pausadamente o 'Pai Nosso' e ao chegar no pedido "Não nos deixeis cair em tentação", repeti-lo três vezes.

Rezar também à Consagração a Nossa Senhora e a Salve Rainha.

DIA 26 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Eis, filho, que o Redentor, meu Filho Jesus, no amor total por suas criaturas, as ensina a rezar ao Pai celeste para livrá-las de todo mal. Isto quer dizer: Eu vos amo! Amo tanto que vos quero sempre felizes e por isso vos mando pedir ao Pai a abundância da sua graça e da sua luz a fim de permanecerdes sempre longe do mal do pecado, e para nunca serdes atingidos pelos da divina justiça.

Portanto, nunca deixes de rezar a Santa Oração que Jesus ensinou. Antes, reza-a muitas vezes ao dia, apresentando-te junto ao Pai para suplicar tão grandes tesouros. Faça isto com humildade, reconhecendo-te indigno de todas as graças, mas com plena confiança de obtê-las da infinita misericórdia de Deus, pelos méritos infinitos de Jesus Cristo, meu Filho e teu Irmão.

Quero ainda que, mesmo reconhecendo tua indignidade, implores as graças segundo os propósitos adoráveis do amor infinito do Redentor e Mestre divino. E estejas certo de que, se rezá-la deste modo, é de fé que receberás tudo o que for para a glória de Deus e vantajoso para ti.

Exame, propósito e oração

Examina tuas atitudes para ver se tens sido agradecido a Jesus pela oração que nos ensinou.

Propor agradecer sempre a Jesus, por haver ensinado esta oração e por tê-la encerrado com a expressão: 'Amém', isto é: assim seja, mostrando-te deste modo o seu desejo de que sejas atendido.

Para que eu te ajude a demonstrar gratidão a Jesus, invoca-me com esta jaculatória: Imaculada Maria, misericórdia!

Orações finais

Rezar três 'Pai Nosso' e três 'Glória ao Pai' agradecendo a Jesus por nos ter ensinado esta oração completa e profunda. Terminar rezando o primeiro mistério glorioso do rosário: Ressurreição gloriosa de Jesus ao terceiro dia.

Dia 27 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Gostarias, filho, de multiplicar, dia após dia, os teus tesouros no paraíso? Com amor de Mãe eu te digo que, Jesus o deseja ainda mais, pois ele te dá este preceito. Aliás, ele ordena a todos. É admirável a maneira amorosa de o Amor Infinito dar uma ordem que obrigue as pessoas a buscar os postos mais elevados no Reino dos Céus. Pois quanto mais os redimidos pelo sangue do Cordeiro Imaculado ajuntarem tesouros no paraíso, tanto mais se dispõem a alcançarem os mais sublimes postos na glória eterna.

Portanto, enquanto é tempo, filho, procura não perder nenhuma ocasião de acumular, com vivo empenho, tesouros nos céus. Podes conseguir isto através do trabalho de cada dia, descanso, esportes, mas, principalmente através de orações, tribulações, celebrações religiosas, penitências e esmolas, feitas na graça de Deus, não com a finalidade de seres visto e elogiado pelos homens, mas para dar glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

E diante da fraqueza de tuas forças, procura não perder a coragem. Antes, sejas todo confiança em Deus, e ciente das tuas limitações não esqueças que meu Filho, Jesus, tendo dado o preceito de acumular tesouros nos céus, está pronto a dar também as graças necessárias para cumprir esta ordem com a perfeição que deseja sua caridade infinita.

 

Exame, propósito e oração

Examina tua vida para ver se estás acumulando riquezas da terra ou tesouros do céu,

Filho, está na hora de tomar a firme decisão de buscar as coisas do alto, de acordo com os preceitos de Jesus, teu Irmão.

Lembra que eu quero te ajudar. Portanto, quando fores atraído para os vãos tesouros da terra, recorra a mim com a jaculatória: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

Rezar três 'Glória ao Pai' e o segundo mistério glorioso do rosário: gloriosa ascensão de Jesus ao céu.

Dia 28 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Tendo decidido seguir Jesus, não te entregues ao medo, mas sejas corajoso em Deus, confiante na palavra de meu Filho: "Não tenhais medo, pequeno rebanho!"

Eis que a sabedoria infinita te explica a razão: "Pois vosso Pai celeste tem prazer em dar-vos o reino". E sabes, filho, qual é o reino que te dá nosso Pai comum que está no céu? E o reino da graça; e este reino da graça contém o reino das virtudes.

Meu filho, se quiseres fazer coisa muito agradável a Jesus, teu Irmão, e a mim, tua Mãe, faça tudo o que puderes para aproveitar do reino da graça e das virtudes que te foram infusas no santo Batismo por obra do Espírito Santo (Rm 5,5). Assim alcançarás o paraíso onde, com o Pai e o Espírito Santo, te espera Jesus, o Bom Pastor, que, diante de mim, dos Anjos e dos Santos, te coroará com a glória que o Pai celeste, pelos méritos infinitos de Cristo Pastor, preparou para cada um que permanecer fiel até à morte no rebanho do Bom Pastor.

 

Exame, propósito e oração

Que tipo de 'ovelha' és? Comportada? Amorosa? Fiel? Rebelde? Ingrata? Desgarrada? Ferida? Doente?

Se, como Pedro ou tantos outros, pecastes negando Cristo e seus ensinamentos, reflita na coragem e confiança do Príncipe dos Apóstolos, que se arrependeu e voltou a seguir fielmente a Jesus. Assim fizeram tantos outros santos que através dos séculos se converteram e se salvaram. Proponha então, meu filho, converter-se cada dia ao Senhor.

Reze várias vezes a jaculatória "Imaculada Maria, misericórdia!", pedindo-me especialmente para te alcançar a coragem e a humildade de arrepender-se dos erros e seguir fielmente o Bom Pastor, Jesus.

Orações finais

Rezar o terceiro mistério glorioso do rosário: o Pai e o Filho enviam o Espírito Santo sobre Maria, os Apóstolos, discípulos e discípulas reunidos no cenáculo de Jerusalém.

E entoar um cântico ao Bom Pastor.

Dia 29 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Escuta, filho, as palavras infalíveis de Jesus, o Mestre divino. Escuta com respeito e gratidão a doutrina de meu Filho: "Não julgues teus irmãos, e assim escaparás do juízo de Deus". Admira a caridade do mestre Jesus! Ele espera todos no Reino da Caridade Infinita, por isso lhes dá o mandamento do amor: Cada um deve amar o seu próximo como a si mesmo (Mt, 19,19; Jo 13,34-35). Portanto Jesus nos proíbe de fazer mal juízo dos outros. Antes ,é preferível que cada um se ocupe em corrigir seus próprios erros, abrindo os olhos para ver as próprias culpas e fechando-os para não ver nem censurar os defeitos dos outros.

Meu filho, eis que desejo, com enorme vontade, ver-te aprovado pelo Juiz para a glória do céu. Por isso, com afeto materno, peço para não ficares censurando os pequenos defeitos de teus irmãos, para que eles não te questionem: "Por que enxergas o cisco no meu olho e não vês a trave que tens no teu?" (Mt 7,3-5). Assim, quando presenciares pessoas falando ou fazendo coisas erradas quero que, de acordo com a caridade de meu Jesus, não condenes nem censures, mas, acredites que elas, apesar de errarem agiram com boas intenções. Por isso, eu gostaria que as desculpasses e que rezasses por elas.

Por fim, deixo-te um recado: Se o Altíssimo te colocar em um cargo em que tenhas o dever de observar a conduta moral das pessoas, com muita confiança em Deus suplique todas as graças necessárias para vigiar, examinar e corrigir sem faltar à caridade.

 

Exame, propósito e oração

Peço, filho, que sejas vigilante em examinar a própria conduta e corrigir os próprios defeitos.

Faça o firme propósito de não julgar, criticar, difamar ou caluniar as pessoas.

Pedindo a Deus, por meu intermédio, a graça de viver profundamente o mandamento do amor, repetindo: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

Ler o capítulo 13 da Primeira Carta aos Coríntios e rezar o quarto mistério glorioso do Rosário: Maria é levada gloriosamente ao céu, de corpo e alma.

MÊS DE MAIO POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Dia 30 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Não te apavores, ó filho, com esta orientação do Mestre da vida, que te manda escolher a porta estreita. Saiba que a porta pela qual Jesus te manda entrar é considerada estreita pelas paixões e pelas máximas do mundo. As paixões carnais são rebeldes ao espírito e não querem sofrer violência. Mas, quando o espírito consegue frear as malvadas paixões, eu te garanto, filho, que não há vida mais doce, suave e feliz sobre a terra.

Ao contrário, filho, a porta que o mundo e teu inimigo, o Demônio, apresentam para te atrair, parece bela e muito espaçosa. Contudo, é só aparência, pois as pessoas se sentem felizes ao experimentarem os prazeres da carne, mas as paixões desordenadas logo trazem a infelicidade, porque quanto mais as pessoas se entregam às suas paixões, tanto mais as querem, e nunca se satisfazem. Por isso, se quiseres conhecer a pessoa mais miserável e angustiada desse mundo, procure aquela que mais que todas esteja escravizada pelas paixões e não consegue freá-las.

Desejo, meu filho, que caminhes na via segura do paraíso e que escolhas corajosamente a porta estreita à qual te convida meu divino Filho, Jesus. Eu te acompanharei com minha intercessão pedindo a Deus que te dê a graça de caminhares com coragem e segurança no caminho estreito da santificação.

Apresentarei meus pedidos por ti junto à Santíssima Trindade, e o Pai celeste te fortificará com seu poder, o Filho Eterno do Pai te iluminará com sua sabedoria e o divino Espírito Santo te animará com sua caridade.

 

Exame, propósito e oração

Examina-te para descobrir tua paixão dominante e declara forte guerra contra ela.

Filho, quero que abandones todo medo e tibieza e proponha mortificação firmemente todas as rebeldes paixões, para entrares no Reino do Céu.

Pedindo a graça de se manter firme nesta guerra, lembra-te de mim como Auxílio dos Cristãos, e peça com fé: Imaculada Maria, misericórdia!

 

Orações finais

Rezar o quinto mistério glorioso do rosário: no céu Maria é coroada pela Santíssima Trindade, como Rainha; e rezar a 'Consagração a Jesus, por Maria' (São Vicente Pallotti)

 

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Imaculada Mãe de Deus, Rainha do céu, Mãe de Misericórdia, advogada e refúgio dos pecadores, iluminado e confortado pelas graças que vossa materna benevolência me conseguiu do tesouro divino, quero entregar, agora e sempre, o meu coração em vossas mãos, para que o consagreis a Jesus. Sim, Maria, perante os anjos e santos eu vo-lo entrego e vós, em meu nome, consagrai-o a Jesus.

Pela confiança filial que deposito em vós, sei, com certeza, que haveis de fazer, agora e sempre, quando puderes para que o meu coração seja todo de Jesus, à imitação dos santos, em especial de São José, vosso castíssimo esposo. Amém!

DIA 31 - ORAÇÃO INICIAL: INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO...

MARIA FALA POR SÃO VICENTE PALLOTTI

Admira, filho meu, a bondade do Altíssimo ao te dar esta ordem de seres perfeitos como é perfeito o Pai do céu. Observa a sabedoria do divino legislador que após dar diversos mandamentos fundamentados na caridade para com Deus e para com o próximo, além de mandar mortificar as malvadas paixões, te ordena procurar ser santo e perfeito como o Pai do céu. Com isto Jesus manifesta que deseja ver-te semelhante a ele, vivendo plenamente a vida da Graça.

Agora eu quero te explicar o sentido deste mandamento para que o Demônio não te engane fazendo pensar que Deus esteja exigindo de ti uma coisa impossível.

Observe que, com este mandamento Jesus quis dizer: Na total desconfiança de ti mesmo e de tuas forças, e na plena confiança da Graça, procura a cada dia e a cada momento adquirir sempre maior perfeição, visto que o teu modelo é o Pai, e assim, cada vez mais, procura aproximar-te de Deus.

Por isso quero que te alegres e não desanimes, meu filho. Não te faltará a Graça para cumprires com perfeição este mandamento. Jesus nunca daria um preceito impossível de ser cumprido (Lc 18,27). Portanto é certo, tanto a possibilidade de cumprir esta ordem, como a obtenção da Graça para cumpri-la. Filho, depois de tudo que refletimos, será que precisamos pedir ainda alguma coisa ao meu divino Filho Jesus?

Exame, propósito e oração

Veja se tens procurado progredir na santidade, agradeça a Deus a abundância de suas graças, e peça perdão pelas tuas faltas e negligências.

Para me alegrar, procura repassar os propósitos feitos nesse Mês de Maio e te esforçar por cumpri-los.

Desejando conservar tudo de bom que te sugeri no decorrer deste mês, e para progredir na perfeição e me encontrar no paraíso, reze a jaculatória: Imaculada Maria, misericórdia!

Orações finais

Rezar três 'Glória ao Pai' e a Ladainha de Nossa Senhora.

Senhor, tende piedade de nós

Cristo, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós

Cristo, ouvi-nos

Cristo, atendei-nos

Deus Pai do céu, tende piedade de nós

Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós

Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós.

Santa Virgem das virgens, rogai por nós.

Mãe de Cristo, rogai por nós.

Mãe da Igreja, rogai por nós.

Mãe de misericórdia, rogai por nós.

Mãe da divina graça, rogai por nós.

Mãe da esperança, rogai por nós.

Mãe puríssima, rogai por nós.

Mãe castíssima, rogai por nós.

Mãe sempre virgem, rogai por nós.

Mãe imaculada, rogai por nós.

Mãe digna de amor, rogai por nós.

Mãe admirável, rogai por nós.

Mãe do bom conselho, rogai por nós.

Mãe do Criador, rogai por nós.

Mãe do Salvador, rogai por nós.

Virgem prudentíssima, rogai por nós.

Virgem venerável, rogai por nós.

Virgem louvável, rogai por nós.

Virgem poderosa, rogai por nós.

Virgem clemente, rogai por nós.

Virgem fiel, rogai por nós.

Espelho de perfeição, rogai por nós.

Sede da Sabedoria, rogai por nós.

Fonte de nossa alegria, rogai por nós.

Vaso espiritual, rogai por nós.

Vaso honorífico, rogai por nós.

Vaso insigne de devoção, rogai por nós.

Tabernáculo da eterna glória, rogai por nós.

Moradia consagrada a Deus, rogai por nós.

Rosa mística, rogai por nós.

Torre de Davi, rogai por nós.

Torre de marfim, rogai por nós.

Casa de ouro, rogai por nós.

Arca da aliança, rogai por nós.

Porta do céu, rogai por nós.

Estrela da manhã, rogai por nós.

Saúde dos enfermos, rogai por nós.

Refúgio dos pecadores, rogai por nós.

Conforto dos migrantes, rogai por nós.

Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

Auxílio dos cristãos, rogai por nós.

Rainha dos Anjos, rogai por nós.

Rainha dos Patriarcas, rogai por nós.

Rainha dos Profetas, rogai por nós.

Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

Rainha dos Mártires, rogai por nós.

Rainha dos confessores da fé, rogai por nós.

Rainha das Virgens, rogai por nós.

Rainha de todos os Santos, rogai por nós.

Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.

Rainha assunta ao céu, rogai por nós.

Rainha do santo Rosário, rogai por nós.

Rainha da família, rogai por nós.

Rainha da paz, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

tende piedade de nós.

V. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Suplicantes vos rogamos, Senhor Deus, que concedais a vossos servos perpétua saúde do corpo e da alma, e que, pela intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria por Cristo Nosso Senhor. Amém.