Assembleia Geral retratada em charges

O Reitor Provincial da Província São Paulo Apóstolo, Pe. José Elias Fadul, participou da  XXI Assembleia Geral dos Palotinos, em Ariccia, Itália. Lá ele aproveitou para exercer seu talento e sua criatividade, retratando alguns acontecimentos marcantes (e peculiares) por meio de histórias em quadrinhos. Os cartoons do Pe. Fadul são bastante conhecidos, mas há algum tempo andavam sumidos. Agora voltaram com o proverbial bom humor do provincial. Confira:

O provincial da Itália, D. Nicola Gallucci, era sempre o mais festejado nas sessões plenárias, sobretudo, quando intervinha pedindo revisão nos procedimentos da assembleia. Então, como grande conhecedor das leis e dos meandros jurídicos, entrava em cena de forma “muito sutil”.

Em um determinado momento de uma sessão plenária, o delegado da Região Uruguaiana disse que sua jurisdição era muito reduzida. Disse: “somos apenas três gatos”... então, sugeri o ingresso do famoso gato para compor, com seu superior, a representação de sua jurisdição.

O Padre Ecônomo Geral mostrou que temos mais saídas do que entradas. Segundo ele, há mais mãos para receber do que para oferecer.

O Padre Reitor Geral abordou os autos e baixos de nossa Sociedade, representados aqui pelos provinciais da Polônia e da Índia, respectivamente, o mais alto e o mais baixo dentre os capitulares.

Um dos Moderadores da Assembleia foi apresentado como caçador em tempos idos. Aqui, ele foi caracterizado com seus troféus ao longo da vida.

O fotógrafo oficial, Padre Artur, que é responsável pelo site da Casa Geral, estava sempre atento a todos os movimentos dos capitulares e assim foi visto pelo cartunista de plantão.

O superior da Região Francesa abordou o Apostolado que não pode mais se prender em limites geográficos. Fez uma animada defesa dessa ideia, convocando a todos com muito entusiasmo.

O provincial dos States mostrou os desafios e apontou estratégias para um Apostolado eficiente. Ele estava acompanhado de seu delegado e fizeram jus aos mais famosos personagens de Cervantes.

É uma tradição em nossas assembleias, que os escrutinadores sejam os capitulares mais novos. Dessa vez, tivemos um irmão e um padre polonês, Ir. Stanislaw e D. Patryk, que levaram a sério sua função.

A Igreja Missionária foi abordada pelo jargão do Santo Padre, que pede uma “Igreja em Saída”. Aqui, Sua Santidade sugere o que fazer quando alguns ficam relutantes em sair em Missão.

Nota do Editor: O provincial promete aplicar este método nas próximas transferências (rs).

O Padre Procurador Geral apresentou os números das Leis SAC que seriam alterados, caso determinadas moções fossem aprovadas. Ele citou tantas leis e mostrou tantos números, que mais parecia esquema de jogo de futebol.

O Cardeal Brasileiro, João de Aviz, foi convidado a participar de uma sessão da assembleia, abordando um dos temas mais recorrentes dentre as instituições de consagrados. Em sua conferência sobre critérios cristãos da Liderança, deu um recado pontual.

©2020. Palotinos. Província São Paulo Apóstolo.