XXII Assembleia Geral

     Alguns temas pontuais foram tratados com um tempo mais generoso, dentre eles, destaque para o tema central da XXI Assembleia Geral, a UAC e a nossa colaboração na missão Ad Gentes – Peru. A assembleia aprovou os Estatutos Provinciais, o Estatuto da Casa de Formação do Teologado, assumiu como Apostolado Provincial a obra social realizada na Comunidade Terapêutica Mãe do Divino Amor em Codó, e votou algumas recomendações ao conselho provincial, como o modelo oficial de Testamento.

     Os participantes foram unânimes em ponderar que a XXII Assembleia Provincial transcorreu com um bom espírito. O horário intenso e bem aproveitado. O hábito de se fazer a interiorização está confirmando a confiança de que o Espírito é quem orienta nossas decisões. Outra constatação da assembleia confirmou que a província tem caminhado bem, e isso é partilhado pelo Regime Geral, que destacou isso na mensagem enviada à assembleia. Os relatórios foram concisos e mostraram que as comissões estão trabalhando, as comunidades estão com boa vivência, as casas de formação estão cumprindo suas finalidades, e os relatórios dos reitores mostraram que a equipe de formadores dá real testemunho de presença, elemento fundamental para um bom acompanhamento. O debate sobre a disponibilidade em se trabalhar no norte e nordeste, e também no Peru, denotou o espírito de franqueza e abertura dos membros da província. A aprovação rápida dos nossos estatutos foi um sinal forte de amadurecimento. Os delegados provinciais para a XXI Assembleia Geral em Roma, os PP Reinaldo Baggio e José Lino Reinaldo Oliveira, e seus suplentes, os PP Valdeci Antônio de Almeida e José Francisco da Silva de Sousa Filho, se dispuseram a representar com dignidade nossa comunidade provincial.

     Entre os dias 25 e 28 de janeiro, a Comunidade Provincial celebrou sua XXII Assembleia, que foi sediada no Seminário Mãe do Divino Amor – Filosofado em Curitiba. Os PP Elmar Neri Rubira e Francisco Pio Dantas foram os moderadores da assembleia, que contou com o competente serviço dos confrades Bruno Cézar Damasceno e Sergilson Brandão Santos. Várias equipes de trabalho foram criadas desde o início dos trabalhos, de forma que, praticamente todos os participantes foram envolvidos. Boa parte do tempo foi empregada aos relatórios. O provincial e o ecônomo abriram os seus respectivos relatórios, que foram precedidos pelos relatos das comissões consultivas, casas de formação e comunidades locais. A assembleia foi iluminada pela espiritualização feita por Dom José Maria Maimone.

 

©2020. Palotinos. Província São Paulo Apóstolo.