Comunidades Palotinas e o Ano da Misericórdia

   Todos nós, católicos, estamos vivenciando a graça do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia aberto pelo Papa Francisco no dia 08 de dezembro de 2015. No entanto, algumas de nossas comunidades palotinas tem vivido de forma ainda mais intensa este forte momento de fé e conversão.

    Na bula "Misericordiae Vultus", Sua Santidade estabeleceu que "em cada Igreja particular – na Catedral, que é a Igreja-Mãe para todos os fiéis, ou na Concatedral ou então numa Igreja de significado especial – se abra igualmente, durante todo o Ano Santo, uma Porta da Misericórdia.' (MV n. 3). Assim, algumas comunidades foram agracidas, por mandato dos respectivos bispos diocesanos, com a instituição de uma porta santa no templo e sua respectiva abertura.

   Desta forma aconteceu no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Arapongas (PR), no dia 13 de dezembro de 2015; na Paróquia Santo Antônio de Cambé (PR), no dia 20 de dezembro de 2015; no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Presidente Prudente (SP), no dia 16 de abril e no Santuário São Vicente Pallotti, de Ribeirão Claro (PR), no dia 21 de abril deste ano. Mesmo não havendo a instituição da porta santa na Paróquia São José de Vila Oficinas, em Curitiba (PR), Dom José Antônio Peruzzo concedeu aos fiéis a indulgência plenária, pelo Ano da Misericórdia, em missa celebrada no dia 18 de Março na comemoração dos 50 anos da paróquia.

    Estes belos sinais nos evidenciam um rico aspecto de nosso carisma palotino: a comunhão! Que possamos viver o presente momento extraordinário de graça com fé e desejosos de profunda renovação espiritual.

 

©2020. Palotinos. Província São Paulo Apóstolo.